fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Em São José, Parque Alberto Simões abre os portões para a comunidade

Enquanto a ligeira névoa ia se dissipando, os moradores foram chegando para praticar atividades de lazer na nova área verde de 125 mil metros quadrados. (Foto: Claudio Vieira/PMSJC)

Nesta sexta-feira (21), a Prefeitura de São José dos Campos entregou à população o Parque Alberto Simões, no bairro Altos de Santana (região norte). Logo pela manhã, a portaria principal (avenida Pico das Agulhas Negras, 112) foi aberta para os frequentadores.

Enquanto a ligeira névoa ia se dissipando, os moradores foram chegando para praticar atividades de lazer na nova área verde de 125 mil metros quadrados, que oferece espaço de convivência e prática de esportes radicais.

publicidade


E as crianças foram as que mais se divertiram. Elas aproveitaram o tempo de férias escolares para passear com os pais e brincar nos equipamentos infantis. Muitas se juntaram a outros colegas para atividades em grupo, como fizeram os meninos na pista de street e a turma dos mais novinhos no playground.

Ana Paula Ribeiro, que mora em frente ao parque, levou o filho para conhecer o espaço revitalizado. Noah, de 2 anos, brincou e correu no parquinho, sob os cuidados da mãe. “É muito bom ter essa área para as crianças brincarem durante a semana, e pretendo trazê-lo sempre aqui”, disse ela.

O casal Heidervan Costa e Suzane Aparecida, que também mora no Altos de Santana, levou a filha, Lauane, e os sobrinhos Ryan e Lara para curtir um dia de férias perto de casa. “Esse parque é uma atração para o bairro e ficou muito melhor, pois vai abrir também durante a semana, coisa que não ocorria antigamente”, afirmou o morador.

Agora o funcionamento será de terça-feira a domingo, das 6h às 20h, para as atividades livres, como pista de caminhada e academia ao ar livre. Já os espaços de esportes radicais – tirolesa, área de arborismo e parede de escalada – estarão disponíveis para uso aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h, com orientação de monitores e uso de equipamentos.

Revitalização
O Parque Alberto Simões foi inaugurado em setembro do ano passado, pela gestão anterior, mas foi entregue fechado para a atual administração. O local sofreu ações de vandalismo, pichações, furto de fios, roubo das torneiras e incêndio nos banheiros, entre outras depredações que foram consertadas pelo governo.

As obras começaram a ser feitas em abril pela Urbam e custaram aos cofres públicos R$ 430 mil para fazer os reparos necessários. O local foi revitalizado e recebeu serviços de melhorias e manutenção.

Segurança
O casarão do parque será a sede da Polícia Ambiental, que vai implantar um projeto de educação ambiental no local. Essa é mais uma iniciativa da São José Unida, criada pela Prefeitura com o objetivo de reunir as ações das forças policiais para melhorar a segurança na cidade.

É a primeira vez que a administração municipal cria estrutura para a Polícia Ambiental poder atender a população de São José e cidades da região. O parque receberá ainda outros dois órgãos estaduais: a Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais (CBRN) e a Coordenadoria de Fiscalização Ambiental (CFA), que vão atender as ocorrências ligadas às questões ambientais.

Botão Voltar ao topo