fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São José: população do Campo dos Alemães ganhará “UBS Resolve”

Com a implantação do programa, os pacientes serão beneficiados com a coleta de cerca de 9 mil exames por mês no próprio local. (Foto: Charles de Moura/PMSJC)

A Prefeitura de São José dos Campos entrega à população do Campo dos Alemães, na zona sul da cidade, a sexta UBS Resolve nesta quarta-feira (14). Com isso, a unidade de saúde passa a fazer a coleta de sangue para exames laboratoriais dos pacientes no próprio local.

A UBS do Campo dos Alemães é uma das maiores da rede, com 30.830 pacientes cadastrados. Conta com médicos de clínica médica, pediatra e ginecologia. A previsão é colher cerca de 9 mil exames por mês.

O programa já está presente nas unidades de Eugênio de Melo (leste), Jardim São José 2 (leste), Jardim Limoeiro (oeste), Residencial União (sul) e Interlagos (sul).

A próximas unidades a receber o programa são: Putim, São Judas Tadeu, Vila Nair e Vila Paiva. Estão sendo priorizadas as unidades mais distantes de um posto do laboratório Valeclin, parceiro da Prefeitura de São José dos Campos.

A coleta dentro da própria unidade evita o deslocamento do paciente, que sai da consulta com a data e hora marcada para a realização do exame e tem o resultado, em mãos, no dia do retorno ao médico.

O objetivo do UBS Resolve é tornar a unidade básica de saúde mais resolutiva nas áreas de clínica médica, ginecologia e pediatria. O programa está alicerçado em três bases: sustentabilidade da unidade, eficiência dos processos e a resolutividade das ações, visando a humanização do acolhimento dos pacientes e maior abrangência dos serviços prestados à população.

Além da implantação de um posto de coleta de exames laboratoriais, o programa já adotou a prática da agenda aberta para marcação de consultas. Com a nova medida, a população pode se dirigir à unidade em qualquer dia do mês para escolher a melhor data e horário da consulta.

Desde o início do ano, as rotinas das UBSs também incorporaram novos procedimentos e protocolos. Uma segunda etapa prevê a implantação da sala de atendimento de pequenas emergências e a profissionalização das recepções.

Bairros que receberam o UBS Resolve:

Em janeiro

Eugênio de Melo (leste)

Em maio

Jardim São José 2 (leste)

Jardim Limoeiro (oeste)

Residencial União (sul)

Interlagos (sul)

Próximas unidades a ter o programa

Putim (sudeste)

São Judas Tadeu (sudeste)

Vila Nair (sul)

Vila Paiva (norte)

Botão Voltar ao topo