fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

SAMUP deve começar a funcionar no mês de julho em Pindamonhangaba

SAMUP custará aproximadamente a metade do valor do CISAMU, atendendo o município com exclusividade. (Foto: Divulgação)

A prefeitura de Pindamonhangaba começará a operar, em julho, um novo formato de SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). O modelo será de forma mista com operações realizadas em conjunto pela prefeitura e uma empresa contratada, e com a regulação em parceria com a cidade de Guaratinguetá.

O serviço irá se chamar SAMUP (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Pindamonhangaba), pois atenderá exclusivamente pacientes da cidade. Serão três ambulâncias já credenciadas com o Ministério da Saúde, duas básicas e uma avançada. Além destas ambulâncias e toda a equipe de atendimento que servirá apenas a cidade de Pindamonhangaba, as operações serão integradas com o serviço de resgate do Corpo de Bombeiros.

Para o prefeito de Pindamonhangaba, Isael Domingues, esta integração com o resgate dos Bombeiros é fundamental para um melhor atendimento de urgência. “Com nossas três ambulâncias do SAMU integradas e mais a ambulância dos bombeiros, a gestão da operação será muito mais eficiente”, avalia.

O valor total das operações, incluindo toda a central de regulação interligada à rede, será de R$ 236 mil mensais, o que corresponde a 59,7% do contrato realizado no ano passado. O convênio antigo com o consórcio CISAMU, presidido por Taubaté, custava R$ 395 mil mensais.

“Este novo modelo com o mesmo número de médicos, enfermeiros e ambulâncias vai gerar uma economia de quase 2 milhões reais por ano, que poderão ser aplicados em outros setores da saúde”, explica o prefeito Isael.

Todo o serviço do SAMUP seguirá as exigências do Ministério da Saúde. A central de regulação feita em parceria com a Prefeitura de Guaratinguetá já faz parte do sistema do ministério. Isto possibilitará ao serviço de Pinda receber todos os benefícios de pertencer à rede.

O prefeito ressalta também que com o consórcio antigo “as ambulâncias que pertencem a Pinda faziam resgate em vários municípios. A avançada, por exemplo, fez mais viagens até o Hospital Regional em Taubaté para atender a população de Campos do Jordão do que aos próprios pacientes de Pinda. Agora, com o SAMUP, o atendimento será exclusivo para nossos munícipes”.

 

Botão Voltar ao topo