fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

SAMU de Ilhabela realiza quase 2 mil atendimentos desde janeiro

Relatório de atendimentos mostra que nestes 5 meses, de janeiro a início de junho, o serviço de urgência realizou 1812 atendimentos. (Foto: Divulgação/PMI)

O SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Ilhabela atua no munícipio há 6 anos e atualmente conta com duas equipes de suporte básico, que trabalham 24 horas durante os 7 dias da semana.

Desde janeiro, o SAMU de Ilhabela realizou 1812 ocorrências, mantendo uma média diária de 11,4 atendimentos por dia. As chamadas de emergência do Litoral Norte são recebidas diretamente pela Central Reguladora, localizada em São Sebastião. A partir desta Central, é que todas as outras ambulâncias da região são acionadas, inclusive a de Ilhabela, ambas lotadas na base do Corpo de Bombeiros, no bairro da Barra Velha.

O SAMU em Ilhabela é composto por 9 auxiliares de enfermagem e 8 condutores socorristas, formando as duas equipes de suporte básico. Uma mantida através de recursos do Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, e a outra é custeada 100% pela Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Saúde.

De acordo com o Coordenador Técnico do SAMU em Ilhabela, o enfermeiro Carlos Eduardo Pestana, a secretaria tem investido constantemente na unidade. “Visando uma melhor qualidade do atendimento, promovemos recentemente os auxiliares para Técnicos de Enfermagem, profissionalizando ainda mais a equipe”, disse Pestana.

Para melhor atender a população e evitar riscos, em horários de pico (com maiores ocorrências), as chamadas passam por uma classificação, dividindo-se entre casos: verde (não urgentes que podem esperar até seis horas), amarelo (que podem esperar até duas horas); e vermelho (urgentes, que não podem esperar).

Em recente viagem a Brasília, o secretário de saúde, Marco Antônio Gênova, acompanhando o prefeito Márcio Tenório, esteve no Ministério da Saúde buscando verbas e contemplações para Ilhabela.

“Estamos trabalhando incansavelmente para melhorar de fato a Saúde Pública em Ilhabela. Captando verbas, emendas parlamentares, criando projetos no Ministério para que o município, cada vez mais, seja contemplado com novos investimentos. Em agosto, receberemos uma nova ambulância para o SAMU, já solicitamos mais duas. E, em breve, poderemos também contar com as Motolâncias”, afirmou Gênova.

O objetivo do Samu 192, que funciona 24h por dia, é socorrer rapidamente pacientes com necessidade de serem levados às unidades que prestam serviços de urgência ou emergência, como hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPA), para atendimentos clínicos, cirúrgicos, obstétricos, entre outros, evitando sofrimento, sequelas ou mesmo a morte.

Botão Voltar ao topo