fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Renovação Carismática Católica celebra 50 anos com encontro e romaria

Para celebrar o Jubileu de Ouro da Renovação Carismática Católica (RCC), os membros do movimento iniciaram ontem (28) uma extensa programação que acontece na Comunidade Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP), e no Santuário Nacional, em Aparecida (SP).

As atividades seguem até o próximo domingo (2) e devem reunir participantes de diversos estados brasileiros nos dois centros religiosos.

Ao todo, mais de dez mil pessoas são esperadas pela RCC Brasil e a Frater (Fraternidade Católica no Brasil), entidades católicas que organizam o encontro.

O evento começa no Centro de Evangelização Dom João Hipólito de Morais, na sede da Canção Nova. Integram a programação palestras, testemunhos, momentos de louvor e adoração que acontecem até o próximo sábado (1º).

Durante o fim de semana, acontece a romaria da RCC ao Santuário de Aparecida, que além de recordar os cinquenta anos do Movimento, homenageia os 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida. Por este motivo, uma procissão luminosa sairá da Matriz-Basílica às 20h30 e seguirá até a Tribuna Papa Bento XVI, onde acontece a festa do Jubileu, uma vigília de louvor, apresentações musicais e artísticas, além de orações ao Espírito Santo.

No domingo (2), acontece no Altar Central a missa de encerramento das festividades. A celebração acontece às 10h e será presidida pelo arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes. Sacerdotes que integram o Movimento também devem marcar presença.

Celebrações acontecem desde o início do ano – As comemorações do cinquentenário a nível nacional começaram no dia 25 de janeiro no Santuário Nacional, durante o Encontro Nacional de Formação (ENF). Na oportunidade, mais de 9 mil participantes marcaram presença no congresso, que durante suas atividades, consagrou a Renovação à Nossa Senhora.

No começo de junho, as celebrações do Jubileu aconteceram em Roma, contando com a presença do Papa Francisco. Mais de 4,5 mil brasileiros estiveram presentes no Circo Máximo, espaço que sediou as comemorações na Cidade Eterna.

O Movimento – Nascido em um retiro espiritual realizado de 17 a 19 de fevereiro de 1967, na Universidade de Duquesne, nos Estados Unidos, a Renovação Carismática chegou ao Brasil por meio dos padres Haroldo Joseph Rahm e Eduardo Dougherty. A partir de 1980 o Movimento se consolidou institucionalmente, espalhando-se por todo o território nacional, mas foi em 1990 que a RCC se popularizou, atingindo milhões de brasileiros.

Segundo a RCC Brasil, atualmente a Renovação Carismática encontra-se presente em todos os Estados e também no Distrito Federal, com 285 coordenações (arqui)diocesanas organizadas e cadastradas junto ao Escritório Nacional. Em estimativa feita junto às coordenações estaduais da RCC, contabilizou-se como aproximadamente 20.000 o número de grupos de oração em todo o país.

Botão Voltar ao topo