fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Protótipo Bandeirante do Parque Santos Dumont está sendo restaurado no DCTA

O Bandeirante é um ícone da aeronáutica brasileira. Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Teve início nesta quarta-feira (14) o lixamento da fuselagem do avião Bandeirante que está sendo restaurado no hangar do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeronáutica), em São José dos Campos.

A próxima etapa do projeto de revitalização do protótipo da aeronave será a pintura da fuselagem nas suas cores originais –azul, amarelo, vermelho e preto. A previsão é de que este trabalho comece no próximo dia 24. Posteriormente, será realizada a remontagem do avião e a montagem do interior.

A previsão é de que o projeto de restauro, coordenado pela Prefeitura de São José dos Campos por meio da Secretaria de Manutenção da Cidade, com os apoios do DCTA e da iniciativa privada, seja concluído no mês que vem, com o avião sendo devolvido ao Parque Santos Dumont até o dia 27 de julho, data em que serão comemorados os 250 anos de fundação da cidade.

O restauro do Bandeirante está sendo realizado no hangar do DCTA, onde ele foi construído em 1970. O trabalho está sendo executado por voluntários, que são ex-funcionários da Embraer (pintores e mecânicos). O serviço de revisão geral e pintura também tem o apoio de 22 alunos do curso de mecânica de aeronaves do Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza), que estão atuando de forma voluntária.

Essa revitalização é a mais completa dos últimos anos. A última manutenção, realizada há cinco anos, foi feita dentro do próprio parque. Desta vez, o avião foi removido para não causar transtornos aos visitantes e alunos das duas escolas municipais que funcionam dentro da área de lazer.

Metade de todo o trabalho programado já foi realizado, incluindo a pintura das duas asas.

Trabalho histórico
Ex-funcionários da Embraer destacaram a importância do restauro do Bandeirante para São José e para o Brasil. “Trabalhei na construção do Bandeirante e agora estou tendo a oportunidade de ajudar no projeto de restauro deste avião histórico, passando para os alunos do Cephas os conhecimentos que adquiri em 43 anos de Embraer. Fico feliz de poder dar esta contribuição para São José e para o Brasil”, afirmou José Roberto Cruz Vidal, 62 anos.

“São José é a capital nacional da aviação. Nada mais justo do que ter um avião como o Bandeirante totalmente restaurado. É gratificante poder participar deste projeto tão importante para nossa cidade e para nosso país”, disse Zoroastro da Silva, 68 anos e que trabalhou 30 anos na Embraer.

Os alunos do curso de manutenção de aeronaves do Cephas também estão empolgados com os conhecimentos que estão adquirindo e com a oportunidade de fazer parte da história da aviação.

“Estou aprendendo bastante. É um marco histórico o restauro do Bandeirante e fico feliz de estar participando deste trabalho”, afirmou Cíntia Santos, 23 anos.

“É uma experiência muito rica poder conviver com este pessoal que trabalhou tanto tempo na Embraer. É muito bom fazer parte da história e dar minha contribuição para a aviação, para São José e para o Brasil”, disse Alex de Souza Leandro, 22 anos.

Ícone da Aeronáutica
O Bandeirante é um ícone da aeronáutica brasileira. No próximo dia 22 de outubro serão completados 49 anos do primeiro voo da aeronave fabricada pela Embraer. O protótipo foi instalado no Parque Santos Dumont em 21 de fevereiro de 1981. Os outros dois protótipos estão no MAB (Memorial Aeroespacial Brasileiro), em São José, e no Musal (Museu Aeroespacial), no Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro.

Revitalização do Parque
O projeto de restauro do Bandeirante integra as ações da Prefeitura de São José dos Campos para revitalização do Parque Santos Dumont. Desde fevereiro, já foram realizados no local serviços de limpeza das alamedas, roçada e podas das plantas. Também foi concluída, recentemente, a limpeza dos três lagos do parque.

Localizado na Vila Adyana, o Santos Dumont ocupa uma área de 46.500 metros quadrados em uma vasta área verde e de lazer, com pista para caminhada e equipamentos de ginástica para prática de exercícios e corridas, quiosques com churrasqueiras, pista de skate e playground, entre vários outros atrativos.

Botão Voltar ao topo