fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Nova Farmácia Central  em São José unificará entrega de medicamentos

A previsão é que a farmácia já esteja aberta para atender o público na primeira semana de agosto. (Foto: Charles de Moura/PMSJC)

São José dos Campos vai ganhar uma nova Farmácia Central, que entregará medicamentos de alto custo para pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde), fornecidos pelas três esferas de governo – municipal, estadual e federal. A farmácia atenderá na avenida São José, 630, onde funcionava o antigo laboratório central da Prefeitura.

A Prefeitura já iniciou a reforma do prédio, como adequação de sanitários, salas, recepção e outras dependências. A previsão é que a farmácia já esteja aberta para atender o público na primeira semana de agosto.

Com a Farmácia Central, os medicamentos ficarão centralizados em um único local, de fácil acesso para a população, com mais espaço e conforto para atender a demanda. O novo espaço terá mais guichês de atendimento, sala de espera e também um melhor sistema de logística para recebimento e entrega dos medicamentos.

A nova Farmácia Central será responsável pela distribuição de medicamentos de alto custo fornecidos pelos governos do Estado e Federal, os medicamentos fornecidos pela Prefeitura por meio de medida judicial, os medicamentos especiais do Famme (Fundo de Assistência Médico e Medicamentosa) e os psicotrópicos fornecidos pelo CVV (Centro de Valorização da Vida).

Atualmente, os medicamentos de alto custo são distribuídos no prédio da Unidade de Especialidades de Saúde (UES), que fica na avenida Madre Tereza, 449, Centro. Os governos Estadual e Federal têm uma relação de 130 medicamentos disponíveis e atende 6.500 pacientes. Pelo município são fornecidos em média 330 medicamentos e atendidas 297 pessoas.

Os medicamentos básicos e de alto custo não judicializados, fornecidos pela Prefeitura, continuarão a ser distribuídos nas Unidades Básicas de Saúde do município. Já os medicamentos básicos sob responsabilidade do Famme também passarão a ser distribuídos pelas UBSs.

O governo do Estado também estuda a ampliação nos dias de entrega dos medicamentos. Hoje, a dispensação é feita em dias específicos, de acordo com o calendário de chegada dos medicamentos na unidade.

Mais consultórios

Com o fim da distribuição dos medicamentos no prédio da Unidade de Especialidades, a partir de agosto, a Prefeitura usará o espaço vago para a instalação de pelo menos mais oito consultórios médicos. Assim, a UES terá seu atendimento ampliado com a oferta de mais consultas com médicos especialistas.

Botão Voltar ao topo