fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Idosos recebem atenção especial em programas da prefeitura de São José

Todo mês, cerca de 6 mil idosos participam das atividades nas quatro Casas do Idoso, nas regiões centro, sul, leste e norte da cidade. (Foto: Charles de Moura/PMSJC)

Com o aumento da expectativa de vida dos brasileiros a cada ano, que chegou a 75,5 anos em média (de acordo com informações das Tábuas Completas de Mortalidade do Brasil de 2015), cresce também a necessidade de atendimento às necessidades específicas das pessoas da terceira idade.

É pensando nisso, que a Prefeitura de São José dos Campos tem desenvolvido, sistematicamente, ações que promovem a saúde física e mental do idoso.

Todo mês, cerca de 6 mil idosos participam das atividades desenvolvidas nas quatro Casas do Idoso instaladas nas regiões centro, sul, leste e norte da cidade.

Nesses centros de convivência, são oferecidos serviços da assistência social, saúde, cultura, educação, esporte e lazer para o envelhecimento com qualidade de vida. A socialização entre os participantes acontece por meio de bailes, hidroginástica, bingos, festas, culinária saudável e várias outras ações que estimulam a amizade e o convívio.

A troca de experiência favorece o bem-estar dos idosos, como é o caso da aposentada Nair Maria de Siqueira, 70 anos, moradora do Parque Industrial (zona sul). Quem a vê participando ativamente na Casa do Idoso não imagina que ela já sofreu forte crise de depressão. “Há dez anos faço parte da Casa, onde tive a oportunidade de aprender a dançar, a nadar e até fazer curso de Informática. Aqui faço coisas que nunca fiz em toda minha vida”, afirmou.

Às pessoas com saúde mais debilitada, a Prefeitura oferece os Centros Dia, instalados nas   unidades Leste e Sul da Casa do Idoso, que atendem idosos em situação de vulnerabilidade. Elas participam de atividades lúdicas e terapêuticas, fazem exercícios físicos, recebem cuidados diários e retornam às suas residências ao final do dia, sem perder o vínculo familiar.

“Meus familiares não queriam que eu ficasse sozinha em casa, pois eu sentia muita tristeza. Ao mesmo tempo eles precisavam trabalhar. Foi então que procurei o Centro Dia. Tem dois anos que minha pressão normalizou e que sou mais alegre. Tenho muitas amizades aqui e as atividades me deixam mais disposta”, ressaltou Ana Rosa da Conceição Cursini, 82 anos, moradora do Santa Inês (região leste).

Os Centros de Referência de Assistencial Social (CRAS) e os Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) também são unidades públicas disponíveis aos atendimentos social e psicológico às pessoas idosas e seus familiares.

Aos que necessitam de acolhimento permanente, há as instituições conveniadas com a Prefeitura como é o caso da Casa de Repouso Vó Laura, Unidade Vicentina, Asilo Recanto São João de Deus.

Com o objetivo de assegurar os direitos da terceira idade, São José dos Campos conta também com o Conselho Municipal do Idoso, que promove a integração do idoso e sua participação efetiva na sociedade.

De Bem com a Vida

Nesta semana, o programa De Bem com a Vida, uma parceria entre as secretarias de Apoio Social ao Cidadão e Esportes e Qualidade de Vida, chegou à primeira unidade da Casa do Idoso, na região leste.

A partir de agora, os idosos terão programação de atividades com exercícios adaptados de equilíbrio, coordenação motora e raciocínio. Os profissionais do novo programa contam com o auxílio de tacos, argolas, cubos, bolas e outros brinquedos adaptados para desenvolver as habilidades e promover a integração entre os pacientes assistidos.

O De Bem com a Vida atende asilos, casas de apoio à pessoa com deficiência (física, mental ou visual) e unidades de reabilitação de São José, tanto públicas quanto privadas.

Só em maio, o De Bem com a Vida prestou serviços a 524 pacientes de entidades assistenciais do município. As pessoas mais ativas no programa são da faixa etária acima de 60 anos, representando 26% do total de atendimento.

Botão Voltar ao topo