fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Clássico “Pedro e o Lobo” chega nas escolas públicas de Pinda

Disseminar a música clássica para comunidades que habitam no entorno das escolas públicas do estado de São de Paulo é a proposta do Projeto Ópera na Escola, que estreia no próximo dia 25 de junho de 2017, em Pindamonhangaba, nas EM João Cesário e  Profª Isabel do Carmo Nogueira .

Esse ano, o projeto traz em sua sexta edição o espetáculo Pedro e o Lobo: uma versão em português da famosa obra do compositor russo do século 19 Serguei Prokofiev. O espetáculo é apresentado por um narrador, acompanhado de 7 músicos e do diretor musical e regente Thiago Tavares.

“Não é necessário ter erudição para ter prazer com a música, mas escutar com conhecimento causa um prazer ainda maior. Por isso, Prokofiev sentiu a necessidade de apresentar os instrumentos da orquestra de uma forma mais acessível: cada personagem é representado por um instrumento diferente. O intuito do arranjo é respeitar a vontade de Prokofiev, permitindo que o grupo menor revele a essência dessa composição”, explica Thiago Tavares, responsável pelo arranjo.

O projeto Ópera na Escola acontece em escolas públicas abertas aos finais de semana para eventos culturais, sendo muitas vezes a única opção de lazer das comunidades. Paralelamente ao espetáculo, o Projeto fornece material pedagógico às escolas e desenvolve atividades didáticas vinculadas à obra.

O Projeto pretende tornar possível o primeiro contato de muitos jovens e seus familiares com o gênero musical. Ao todo, 15 escolas receberão as apresentações, que têm entrada gratuita. As apresentações iniciam em São Paulo, e durante o mês de junho e julho percorrem Araçariguama, Cotia, Sorocaba, Mogi das Cruzes e Pindamonhangaba.

A Ópera na Escola tem realização da Tulipa Produções Artísticas e conta com o patrocínio da Gerdau, por meio do Instituto Gerdau e copatrocínio da Viação Cometa, firmado através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura – ProAC.

Confira a programação:

Dia 24 de junho | Pindamonhangaba

10h – EM João Cesário – Av. João Francisco Da Silva, 1956 – Feital

14h – Profª Isabel do Carmo Nogueira – Rua Ceará, 40 – Crispim

Dia 25 de junho | Mogi das Cruzes

11h – EE Profa Lucinda Bastos – R. São Jorge, 50 – Cj. Res. S. Angelo.

15h – E.E. Galdino Pinheiro Franco – R. Schwartzmann, s/n – Braz Cubas.

Dia 01 de julho | São Paulo

11h – EMEF Coronel Ary Gomes – Rua Benedito Aléssio, 184 – Jd. Andaraí.

15h – EMEF Célia Regina Lekevicius Consolin – Rua Giuseppe Marino, s/n – Pq. Novo Mundo.

Dia 02 de julho | São Paulo

10h – EMEF Coronel Romão Gomes – R. Sd. José Vicente de Paula, s/n – Parque Novo Mundo.

Botão Voltar ao topo