fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Cartão de doador de córneas estimula solidariedade em São José

O objetivo é sensibilizar e estimular a pessoas a fazerem o cartão de doador, como ato de solidariedade e ajuda ao próximo. (Foto: Charles de Moura/PMSJC)

O primeiro dia da exposição fotográfica “Além do que se pode ver”, juntamente com a campanha para doação de córneas, realizadas pelo Hospital Próvisão no ValeSul Shopping a partir de quinta-feira (1º), registrou a presença de mais de cem pessoas.

O objetivo é sensibilizar e estimular a pessoas a fazerem o cartão de doador, como ato de solidariedade e ajuda ao próximo.

A exposição fotográfica “Além do que se pode ver”, é trabalho e resultado da superação de pessoas com deficiência visual atendidas no Centro de Reabilitação.

“Sou doadora de todos os órgãos. Não vai fazer sentido mais para você e pode significar a diferença entre a vida e a morte para outras pessoas.

No caso das córneas, os olhos farão diferença para que uma pessoa volte a enxergar ou que viva sempre na escuridão”. Pensando desta forma, Eloá Maria de Oliveira parou para fazer o seu cartão de doadora de córneas e para prestigiar a exposição sobre o trabalho que o Próvisão desenvolve na cidade.

Marlete Jorge Saraçole também fez o cartão. “É importante fazer a doação, pois poderemos um dia diminuir a tristeza na vida de uma pessoa e de seus familiares”.

A doação de órgãos é um ato de solidariedade. Pensando desta forma, muitos manifestam em vida sua intenção de doá-los. É uma forma de a família saber do desejo da pessoa para que possa autorizar a captação no momento da morte.

No espaço do Próvisão, que fica no subsolo do shopping, é possível fazer o cartão até o dia 9 de julho, quando termina a exposição. A campanha é feita em parceria com BOS (Banco de Olhos de Sorocaba).

Quando a pessoa manifesta o interesse de doação em vida, fica mais fácil para a família autorizar o procedimento, já que o cartão não tem validade como documento.

Para fazer a doação de córneas é necessário que alguém da família da pessoa falecida assine o termo autorizando o procedimento de captação que é feito na funerária da Urbam.

A parceria entre a Urbam, o Próvisão e o BOS para captação das córneas na funerária da Urbam teve início em abril deste ano. Desde então, foram feitas 94 captações, capazes de auxiliar 188 pessoas a voltar a enxergar por meio do transplante.

Botão Voltar ao topo