fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Carreta do Programa Via Rápida Emprego chega a Ubatuba

Unidade móvel de Panificação do Via Rápido Emprego está localizada na praça de Eventos, no Centro de Ubatuba. (Foto: Danilo Carvalho/PMU)

As aulas dos cursos de confecção de pães, doces, salgados e pizzas oferecidos na unidade móvel do Via Rápida Emprego tiveram início nesta terça-feira, 20 de junho, na praça de Eventos, no Centro de Ubatuba. O programa do governo do Estado de São Paulo é voltado para a qualificação profissional e a geração de renda das pessoas com maior vulnerabilidade social.

O veículo é completamente equipado com batedeira industrial, fornos, cilindros para massa, geladeiras e outros utensílios de cozinha necessários à formação. É a primeira vez que essa carreta vem ao município e a iniciativa foi possível graças ao esforço da secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social da Prefeitura de Ubatuba.

“Pessoas desempregadas, com maior idade, baixa escolaridade, mulheres chefes de família e pessoas que possuem maiores encargos familiares são o público prioritário dos cursos oferecidos pela carreta”, explica o secretário da pasta, Jurandir Oliveira Veloso.

Um total de 60 alunos, distribuídos em três turmas (manhã, tarde e noite), participam dos cursos, que têm a duração de 100 horas (cerca de 30 dias úteis). A secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado foi responsável tanto pela inscrição dos participantes, feita por meio do site do Via Rápida, quanto a seleção e convocação para os cursos por telegramas.

A secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social deu apoio para aqueles que não têm acesso à internet ou possuem dificuldades de adaptação a novas tecnologias. “Um total de 400 pessoas se inscreveram e 180 foram convocadas por telegrama. Participam dos cursos os 60 primeiros que compareceram à secretaria para efetivação da vaga, mas temos uma lista de espera por ordem de resposta para o caso de eventuais desistentes”, conta Alex Vieira, do Balcão de Empregos.

Os cursos da carreta Via Rápida Empregos são ministrados por professores técnicos e auxiliares, todos vinculados ao Centro Paula Souza. A equipe da carreta em Ubatuba é composta por Delano Moreira de Rezende, Davidson Lopes da Cruz, Silvio Luiz Madeiro, Fernanda Rivellino, Bruno Miranda Martins e Antonio Marcos da Cruz.

“Nossa equipe combina os conhecimentos técnicos e práticos já que muitos aqui trabalham ou trabalharam em supermercados, padarias e outros estabelecimentos na área de panificação”, explica o professor Delano.

Em visita à carreta, o prefeito Délcio Sato (PSD) deu os parabéns a todos os participantes. “Vocês serão qualificados por excelentes profissionais. Não é fácil trazer um curso desse nível para a cidade, mas conseguimos e hoje vocês são os beneficiados. Já estamos programando a vinda de uma nova carreta de cursos de geração de renda.”

Para mais informações e para cadastrar-se no programa, consulte o site: http://www.viarapida.sp.gov.br/

Unidade móvel de Panificação do Via Rápido Emprego está localizada na praça de Eventos, no Centro de Ubatuba.  (Foto: Danilo Carvalho/PMU)

 

Botão Voltar ao topo