fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Bispos do estado de São Paulo se reúnem em Aparecida

De 6 a 8 de junho, os bispos do regional Sul 1, região da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que compreende o estado de São Paulo, estarão reunidos em Aparecida (SP) para sua Assembleia Regional.

As discussões vão girar em torno do tema central, “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na Sociedade: Sal da terra e luz do mundo”; o ano do laicato de 2018; a recepção e as implicações para as dioceses do Regional Sul 1.

O evento acontece no Centro de Reuniões Santo Afonso de Ligório e no Hotel Rainha do Brasil, localizados na Cidade do Romeiro. Ao todo, 127 religiosos, entre bispos, padres e assessores são esperados para o evento.

Além do tema principal, outras temáticas também vão nortear o evento. São elas: o Relatório das Comissões Episcopais de Pastoral, prestação de contas, a revisão do regulamento do Conselho Episcopal Regional, propostas para a Assembleia das Igrejas Particulares, entre outros assuntos.

Além disso, a Assembleia é um forte momento de fraternidade entre os bispos, que compartilham suas realidades locais com os participantes do encontro do episcopado.

O início da reunião episcopal acontece às 15h da próxima terça-feira (6), com uma celebração na Capela Nossa Senhora da Esperança, localizada nos jardins da Cidade do Romeiro . O momento será presidido pelo Arcebispo Metropolitano de Campinas e Presidente do Regional Sul 1 da CNBB, Dom Airton José dos Santos.

Na quarta-feira (7), acontece no Santuário Nacional a missa com a oração das Laudes. O momento marca também a peregrinação dos bispos paulistas ao maior templo mariano do mundo por ocasião das festividades dos 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida.

O Regional é o maior em número de bispos, com cerca de 80 representantes do episcopado. Só nas (Arqui) Dioceses da Grande São Paulo trabalham 25 bispos entre atuantes e eméritos.

Ao todo, 6 arquidioceses, 37 dioceses e 6 Regiões Episcopais da Arquidiocese de São Paulo compõem o Sul 1. O estado está organizado em 8 sub-regiões Pastorais (Aparecida, Botucatu, Campinas, Ribeirão Preto I e II, São Paulo I e II e Sorocaba).

Botão Voltar ao topo