fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Abertura do 28º Festidança atrai bom público ao Teatro Municipal de São José

A abertura contou com a companhia Mimulus, de Belo Horizonte (MG), com o espetáculo ‘Por Um Fio. (Foto: Claudio Vieira/PMSJC)

A 28ª edição de um dos maiores e mais importantes festivais de dança do país, o Festidança, teve início na sexta-feira (9), no Teatro Municipal, e se estenderá até o dia 18 em diferentes palcos, parques e praças da cidade. A abertura contou com a companhia Mimulus, de Belo Horizonte (MG), com o espetáculo ‘Por Um Fio’.

A entrada é um quilo de alimento (café ou leite em pó) e os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência na bilheteria do teatro ou no local da apresentação.

A programação, que se estende ao longo dos dias, ainda prevê a realização de Mostra Competitiva, Mostra Contemporânea, Batalha de Danças Urbanas, Prelúdio de Dança, Jam Session (improviso), workshop, oficinas de dança e roda de conversa.

Além da Mostra Competitiva, com a participação de companhias e escolas da cidade e da região, a edição deste ano traz algumas novidades em sua programação, como a exibição de filmes.

Ainda pela primeira vez, haverá exibição de filmes temáticos, realização de palestra com o coreógrafo, bailarino e diretor artístico Ismael Ivo e uma roda de conversa para discussão de tendências dos formatos dos festivais.

O encerramento, no dia 18, acontecerá também no Teatro Municipal, às 19h30, com a presença de outro grupo convidado, a Cia. de Dança Márcia Milhazes, que apresentará o espetáculo Guarda-me. Ao todo, sete grupos convidados se apresentarão durante o festival.

A curadoria do festival está a cargo de Robson Jacqué, coreógrafo, intérprete, performer e professor de improvisação do movimento consciente, e Jacqueline Gimenes, bailarina e coreógrafa. Além deles, a crítica de dança Carolina Natal marcará presença no evento, fazendo uma avaliação das apresentações.

As parcerias com o Sesc (Serviço Social do Comércio), Sesi (Serviço Social da Indústria), Afac (Associação para o Fomento da Arte e da Cultura), Secretaria de Estado da Cultura e Poiesis (Organização Social de Cultura), por meio do Programa Qualificação em Artes, completam as inovações.

O Festidança é realizado desde 1989 pela Prefeitura de São José dos Campos e organizado anualmente pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo. Durante dez dias, um total de 210 grupos envolvendo bailarinos, dançarinos, coreógrafos e assistentes, se revezarão em palcos, parques e praças da cidade.

Os ingressos para as apresentações (Sesc, Sesi, Teatro Municipal, Vicentina Aranha e Residência Olivo Gomes) devem ser trocados com uma hora de antecedência por um quilo de alimento não perecível. A arrecadação será doada ao Fundo Social de Solidariedade.

Botão Voltar ao topo