fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Vacinação prossegue nas unidades básicas de São José

A Vigilância Epidemiológica do Estado enviou nesta semana mais um lote com 23.100 doses da vacina, que estão sendo distribuidas. (Foto: Charles de Moura/PMSJC)

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (H1N1), que terminaria oficialmente nesta sexta-feira (26) em todo o Brasil, foi prorrogada pelo Ministério da Saúde até o dia 9 de junho. Assim, a campanha prossegue em todas as Unidades Básicas de Saúde, das 8h às 17h.

Nesta quinta (25), a Prefeitura de São José dos Campos já havia anunciado a prorrogação da campanha até o fim do estoque de vacinas. A Vigilância Epidemiológica do Estado enviou nesta semana mais um lote com 23.100 doses da vacina, que estão sendo distribuídas para todas as unidades.

Do grupo considerado prioritário, São José está próximo de atingir a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde. Até o momento, já foram vacinadas 114.362 pessoas de um total estimado de 133.104 que fazem parte deste grupo.  Isso representa 85,92% de cobertura.

Fazem parte do grupo prioritário as crianças, idosos, gestantes, puérperas, indígenas, funcionários do sistema prisional, trabalhadores da saúde, professores da rede pública e privada. Não estão incluídas as pessoas com comorbidades (doentes crônicos), pois o Ministério da Saúde não estabeleceu meta de cobertura vacinal para este grupo.

Considerando todos os grupos – incluindo o de comorbidades – já foram vacinadas na cidade 157.090 pessoas, de um público-alvo estimado de 192.231, que corresponde a 81,71% de cobertura.

Os idosos, com 100% do público estimado, e as puérperas, com 95%, já atingiram a meta. Os trabalhadores da saúde estão com uma cobertura de 77,80%, as gestantes com 54% e as crianças com 51,7%.

A Prefeitura continua reforçando as orientações junto às unidades básicas de saúde quanto à importância da vacinação como forma de prevenção às infecções decorrentes do vírus Influenza. Além de imunizar contra a gripe H1N1, a vacina, que é trivalente, protege a população contra outros dois tipos do vírus Influenza – A (H3N2) e B.

Sem óbitos

Este ano não houve registro de óbitos pelo H1N1 em São José dos Campos. Até o momento, a Vigilância Epidemiológica registrou dois casos de H1N1 e 3 de H3N2, sem gravidade. No ano passado, foram 49 casos de H1N1, com 11 óbitos, e nenhum caso de H3N2.

Desde o início do outono, a Prefeitura vem realizando ações preventivas contra a gripe. Em março, promoveu um seminário junto aos profissionais da rede pública e privada, como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, com o objetivo de divulgar o manejo e as orientações frente aos casos de influenza.

Em abril, iniciou uma campanha de distribuição de folders e cartazes para as unidades públicas e particulares da saúde, com foco na prevenção da doença.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo