fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Técnicos aplicam produtos para controle de pragas na árvore em São José

O trabalho, que será realizado pela Secretaria de Manutenção da Cidade, tem como objetivo atuar no combate a cupins e larvas de besouro. (Foto: Claudio Vieira/PMSJC)

A Prefeitura de São José dos Campos realiza, nesta quinta-feira (25), a segunda sessão de aplicação de inseticidas e fungicidas para o controle de pragas e doenças no jequitibá-rosa do distrito de Eugênio de Melo (zona leste), que foi atingido por um incêndio no dia 11 de abril.

O trabalho, que será realizado pela Secretaria de Manutenção da Cidade, tem como objetivo atuar no combate a cupins e larvas de besouro. Foram programadas três aplicações dos produtos em um período de 45 dias. A última sessão está prevista para o dia 9 de junho.

Vencido este ciclo, os técnicos da Assessoria de Arborização e Áreas Verdes vão esperar 30 dias pela resposta fisiológica do jequitibá para decidir sobre as novas ações.

Em outra frente de atuação, haverá adubação química trimestralmente, com o objetivo de revigorar a copa da árvore e repor os nutrientes. A primeira sessão de adubação foi realizada no dia 10, quando teve início o plano de recuperação da árvore pós-incêndio.

Também será realizado um trabalho intensivo no interior da árvore, de onde foi retirada neste mês a madeira apodrecida, além de limpeza de galhos secos no entorno para evitar novos focos de incêndio.

Recuperação

O novo plano de recuperação do jequitibá foi definido após vistoria técnica realizada por funcionários da Prefeitura no dia 4 de maio, quando ficou constatado que o incêndio não atingiu profundamente o tecido vivo, o que facilitará os novos procedimentos.

Após o incêndio no dia 11 de abril, já foram plantadas 12 árvores no entorno do jequitibá-rosa. São elas: 4 ipês-rosas, 2 ipês-brancos, 2 jequitibás-rosas, 2 mirindibas e 2 sibipirunas.

Desde 2006, está em execução um plano de recuperação do jequitibá-rosa de Eugênio de Melo, que será intensificado para que a árvore possa voltar à situação pré-incêndio, o que deverá levar cerca de quatro anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo