fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Taubaté recebe 1ª Semana Nacional de Arquivos

Taubaté recebe em junho, a “1ª Semana Nacional de Arquivos – cultura e patrimônio”. O evento é organizado pelo Arquivo Nacional, ligado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, e pela Fundação Casa de Rui Barbosa.

A inciativa inédita visa ampliar a visibilidade dos arquivos e sua inserção na sociedade, baseada na Semana de Museus.

O objetivo do evento, que acontece de 5 a 30 de junho, é abrir os arquivos para a cultura e divulgar o trabalho desenvolvido nas instituições arquivísticas, centros de memória e documentação de todo país.

Programação

Arquivo Histórico Municipal Felix Guisard Filho

Evento: Exposição “A História da Imprensa”

Data: 05 a 30/06/2017

Horário: 8h – 17h

Descrição: A exposição apresentará textos explicativos sobre as origens da imprensa, complementada por jornais antigos pertencentes ao acervo da Hemeroteca “Antônio Mello Junior” que está armazenada no Arquivo Histórico Felix Guisard Filho, incluindo o 1º jornal editado em Taubaté entre 1861 e 1863 – “O Taubateense”.

Local: Arquivo Histórico Felix Guisard Filho, situado na Área de Museus, Patrimônio e Arquivo Histórico: Avenida Thomé Portes Del Rey, 925 – Jardim Ana Emília.

Palestra: “O uso de jornais na pesquisa Histórica”. Com o professor Tiago Donizetteda Cunha

Data: 08/06/2017

Horário: 20h – 21h

Descrição: Palestra com Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Educação: História, Política, Sociedade pela PUC-SP. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Educação: História, Política, Sociedade pela PUC-SP, sob a linha de pesquisa “Escola e Cultura: História e Historiografia da Educação” (2015). Graduado em História pela Universidade de Taubaté – UNITAU (2009).

Local: Rua Visconde do Rio Branco, n.º 22 – Centro – Taubaté-SP. Departamento de Ciências Sociais e Letras da Unitau.

Evento: “Introdução à Paleografia”, com a professora Amanda Valéria de Oliveira Monteiro.

Data: 10/06/2017

Horário: 09h – 12h30

Descrição: Oficina com Mestre em Letras, na área de Filologia e Língua Portuguesa, pela Universidade de São Paulo (2014). Graduada em História pela Universidade de Taubaté – UNITAU (2008). Trabalha no Arquivo Histórico de Taubaté “Felix Guisard Filho”, na preservação e conservação de documentos.

Local: Arquivo Histórico Felix Guisard Filho, situado na Área de Museus, Patrimônio e Arquivo Histórico: Avenida Thomé Portes Del Rey, 925 – Jardim Ana Emília.

Mais informações pelo telefone: (12) 3625-5059 ou pelos e-mails: [email protected]/ [email protected]

Botão Voltar ao topo