fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Santuário Nacional em Aparecida promove II Semana do Meio Ambiente

O tema desta edição do evento estenderá a reflexão proposta pela Campanha da Fraternidade deste ano, que alertou sobre a necessidade de cultivar e guardar a criação, através do tema “Biomas brasileiros e a defesa da vida”. (Foto: Thiago Leon)

O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no próximo dia 5 junho, será lembrado no Santuário Nacional com uma série de atividades de conscientização em prol da preservação dos recursos naturais. A 2ª Semana do Meio Ambiente acontecerá de 5 a 9 de junho e reunirá devotos, colaboradores do Santuário, poder público e entidades do terceiro setor.

O tema desta edição do evento estenderá a reflexão proposta pela Campanha da Fraternidade deste ano, que alertou sobre a necessidade de cultivar e guardar a criação, através do tema “Biomas brasileiros e a defesa da vida”.

Em cinco de junho, primeiro dia do evento, a solenidade de abertura acontecerá às 9h no Auditório Noé Sotillo, no subsolo da Basílica, e, em dois momentos, serão abordadas as práticas sustentáveis desenvolvidas pelo Santuário Nacional e pela Prefeitura da Aparecida.

A semana ainda terá uma palestra sobre a gestão hídrica da Bacia do Rio Paraíba do Sul (6/6), técnicas para recuperação de áreas degradadas (7/6) e um aprofundamento na temática da Campanha da Fraternidade (8/6). As atividade acontecem sempre às 9h no Auditório Padre Noé Sotillo.

Todos os momentos serão conduzidos por parceiros referência nas áreas que atuam. André Marques Paula Santos é Diretor Executivo da AGEVAP, a Agência da Bacia do Rio Paraíba do Sul; O professor Ricardo Ribeiro Rodrigues é titular do Departamento de Ciências Biológicas ESALQ/USP, com amplo conhecimento de áreas degradas recuperadas; e Mário Cesar Mantovani é Diretor de Políticas Públicas da organização não-governamental SOS Mata Atlântica.

No terceiro dia de evento (7/6), além do momento formativo e de reflexão, os participantes serão conduzidos à fazenda Santana, às margens da rodovia Presidente Dutra, onde participarão de uma ação efetiva para recuperação de uma área degradada, realizando o plantio de mudas nativas da Mata Atlântica.

O encerramento da II Semana do Meio Ambiente será na sexta-feira (9) com a celebração de uma Missa no Altar Central da Basílica de Nossa Senhora Aparecida, seguida de outra ação direta para o cuidado com as áreas verdes. Os presentes serão convidados para uma caminhada até uma área próxima da Basílica, onde também realizarão o plantio de mudas.

PROGRAMAÇÃO

Dia 05/JUN
Abertura Oficial da Semana Do Meio Ambiente
9h00 |Palestra: “Santuário Sustentável” – Washington Agueda / Minoru Ohya
9h30 |Palestra: “Projetos Sustentáveis do Município de Aparecida” – José Benedito Angelieri (Secretário Municipal de Meio Ambiente)

Dia 06/JUN
9h00 | Palestra: “Gestão Hídrica da Bacia do Rio Paraíba do Sul” – Engº André Marques Paula Santos (Diretor Executivo da AGEVAP)

Dia 07/JUN
9h00 | Palestra: “Restauração Florestal – Técnicas de Plantio e Manutenção de Áreas Degradadas” – Ricardo Ribeiro Rodrigues (Prof. Titular do Departamento de Ciências Biológicas ESALQ/USP)
10h00 | Plantio de mudas Nativas da Mata Atlântica na Fazenda Santana

Dia 08/JUN
9h00 | Palestra: “Campanha da Fraternidade 2017 – Biomas Brasileiros” – Mário Mantovani (Fundação SOS Mata Atlântica)

Dia 09/JUN
9h00 | Missa de encerramento no Altar Central
10h00 | “Cultivando na Casa Da Mãe” Plantio de mudas próximo ao Heliponto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo