fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Projeto social do Santuário de Aparecida promove baile de Dia das Mães

Para concorrer, é preciso ter mais de 60 anos e participar das atividades desenvolvidas todas as semanas no Trilhas. (Foto: Thiago Leon)

O Trilhas do Viver, projeto social do Santuário Nacional , promove na próxima sexta-feira (12), seu tradicional Baile de Dia das Mães. Durante o evento, haverá a escolha da miss e da princesa do projeto. Para concorrer, é preciso ter mais de 60 anos e participar das atividades desenvolvidas todas as semanas no Trilhas. A festa, que este ano traz como temática os Anos Dourados, acontece a partir das 19h na quadra da Casa do Pequeno, em Aparecida (SP).

A atividade está em sua quarta edição e é realizada com idosos que participam do Trilhas do Viver, projeto social que promove, por meio de atividades lúdicas e educativas, eventos e passeios, a melhoria da qualidade de vida e autoestima de seu público. Podem participar homens e mulheres com sessenta anos ou mais, em situação de vulnerabilidade social.

As atendidas pela iniciativa esperam com ansiedade o momento, que já se consolidou como um dos principais eventos do projeto. “Estou com uma grande expectativa, porque tudo o que o projeto faz para nós é sempre muito bom. Já participei outras vezes, e sempre fico feliz porque o que está em jogo não é ser eleita miss ou princesa, mas sim se divertir.”, afirma Nilza Maria.

Além da diversão, a festa promete fazer as vovós retornarem a sua juventude. Com a temática Anos Dourados, o baile vai reviver os anos 50, 60 e 70, quando o rock e o twist eram presença marcante nas paradas de sucesso. Os vestidos de bolinha e as jaquetas devem complementar o clima retrô da comemoração.

Os familiares também são convidados a participar do baile, incentivando as idosas durante o desfile. “Além de mim, outros dois irmãos também participam do Trilhas, porque aqui a gente se sente bem. Quando chega o baile, a nossa família vem em peso e pode compartilhar essa alegria que a gente sente no projeto.”, conta Maria Donizete, usuária do projeto há dois anos.

Apesar da aparente disputa, a concorrência parece mesmo se tratar de uma grande brincadeira. Escolhida miss Trilhas do Viver no último ano, e princesa em 2015, Maria Durvalina não vê a hora da festa chegar para poder passar a faixa. Para isso, ela ainda dá dicas para as colegas. “O segredo para ser eleita é viver com alegria, ser extrovertida, brincar, sorrir, enfim, traduzir o que o Trilhas passa para nós.”, brinca.

Segundo a Coordenadora do Núcleo de Serviço Social, Any Renata de Freitas, essa é a oportunidade das idosas realizarem um sonho antigo. “Muitas delas tiveram na infância ou na adolescência o sonho de desfilar, e durante a festa, podem realizar esse sonho. Isso representa também a superação delas, que muitas vezes vencem a timidez e até a depressão para estar em cima da passarela.”, destaca Any.

O baile é apenas uma das diversas atividades realizadas pelo Trilhas do Viver. Oficinas de pintura em tecido, pintura em vidro e madeira, bordado em pedrarias, artesanato em feltro, informática e dança, também são oferecidas aos usuários do projeto. As atividades acontecem todas as manhãs de segunda-feira na Casa do Pequeno. Em 2016, o projeto acolheu 92 idosos, número pouco acima do registrado em 2015, quando foram atendidos 88 participantes. Além do Trilhas, outros seis projetos sociais são mantidos pelo Santuário Nacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo