fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Moradores de São José escrevem bilhetes de apoio à recuperação do jequitibá

As mensagens demonstram o carinho da população pelo jequitibá, que tem 500 anos e é a árvore símbolo de São José. (Foto: Charles de Moura/PMSJC)

Moradores de São José dos Campos e até de outras cidades vizinhas acompanham de perto a recuperação do jequitibá-rosa no distrito de Eugênio de Melo (zona leste), que foi atingido por um incêndio no último dia 11 de abril.

Até esta quarta-feira (10), no alambrado ao lado da árvore, já havia sido afixados 74 bilhetinhos com mensagens de solidariedade e incentivo. Uma caneta foi disponibilizada no local para o registro de manifestações em prol do jequitibá.

As mensagens demonstram o carinho da população pelo jequitibá, que tem 500 anos e é a árvore símbolo de São José. Entre os bilhetinhos, estão as seguintes frases: “Te amo, jequitibá”, “Muitos anos de vida”, “Você vai conseguir superar esta dor”, “Você tem que ter força”, “Você é tudo”, “Te amo, meu amigo”, “Você é necessário para a nossa vida”, “Queria levar você para casa”, “Por amor, depois da dor” e até “Quero casar com você”.

Moradora de Caçapava, a dona de casa Vera Marta Lourenço, 62 anos, fez questão de deixar mensagem nesta quarta-feira (10).  “Há 42 anos que conhecemos este jequitibá”, escreveu ela, em uma referência também ao marido dela, o aposentado Celso Lourenço, 68 anos.

Eles passam todos os dias em frente à árvore centenária. “Este jequitibá faz parte da minha vida e da vida do meu marido. Faz 42 anos que passamos sempre por aqui e temos um carinho muito grande por esta árvore. Fiz questão de deixar minha mensagem de solidariedade. Espero que, ao verem estas manifestações de carinho, as pessoas se conscientizem de que é preciso preservar este jequitibá e todas as árvores”, afirmou Vera.

“Trabalhei muitos anos na GM e passava todo dia aqui em frente ao jequitibá, já que era o meu caminho para o trabalho. Vamos unir forças para recuperar este jequitibá, que é um patrimônio não só de São José, mas de todo o Vale do Paraíba”, disse Lourenço.

Preocupados com a situação atual do jequitibá e mobilizados em prol das ações emergenciais de recuperação, moradores de São José e de outras cidades da região também já projetam um futuro melhor para que as novas gerações mantenham vivos os laços de afetividade com a árvore centenária.

“Este trabalho de recuperação que a Prefeitura de São José está começando é fundamental e todos temos que ajudar. Amo esta árvore e quero que meus dois netos, hoje com 5 anos e com 2 meses, vejam este jequitibá recuperado e forte quando chegarem à idade adulta”, afirmou o tratorista Francisco de Assis da Silva, 44 anos, que reside no Galo Branco, na zona leste.

“Tenho um filho de 5 anos que é apaixonado por este jequitibá. Estou grávida de uma menina, que vai nascer daqui a três meses. Vou ajudar no que for possível para que quando eles forem mais velhos possam conviver com este jequitibá revigorado, bonito e forte”, disse a ajudante de cozinha Edna Alves de Melo, 25 anos, que mora em Caçapava.

Mutirão

O plano de recuperação do jequitibá pós-incêndio prossegue nesta semana com adubação química no entorno da árvore para reposição de nutrientes e recuperação fisiológica. O trabalho, que será feito a cada 90 dias, também tem como objetivo fortalecer o caule.

O novo mutirão de ações, conduzido pela Secretaria de Manutenção da Cidade, teve início nesta quarta-feira (10) com aplicação de inseticidas e fungicidas para o controle de pragas e doenças, atuando no combate a cupins e larvas de besouro. Nesta frente de atuação, serão três aplicações dos produtos em um período de 45 dias.

Vencido este ciclo, os técnicos vão esperar 30 dias pela resposta fisiológica da árvore para decidir sobre as novas ações. A adubação química será feita trimestralmente, com o objetivo de revigorar a copa da árvore.

Também será realizado um trabalho intensivo no interior da árvore, de onde foi retirada recentemente a madeira apodrecida, além de limpeza de galhos secos no entorno para evitar novos focos de incêndio.

Recuperação

O novo plano de recuperação do jequitibá foi definido após vistoria técnica realizada por funcionários da Prefeitura no último dia 4, quando ficou constatado que o incêndio não atingiu profundamente o tecido vivo, o que facilitará os novos procedimentos.

Após o incêndio no último dia 11 de abril, já foram plantadas 12 árvores no entorno do jequitibá-rosa. São elas: 4 ipês-rosas, 2 ipês-brancos, 2 jequitibás-rosas, 2 mirindibas e 2 semipirunas.

Desde 2006, está em execução um plano de recuperação jequitibá-rosa de Eugênio de Melo, que será intensificado para que a árvore possa voltar à situação pré-incêndio, o que deverá levar cerca de quatro anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo