fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

“Meu Mundo É de Papel” é atração no Museu do Folclore em São José

Com abertura às 10h, a mostra apresenta 163 figuras feitas de papel e goma (de polvilho azedo), pintadas com tinta látex e verniz (usado no acabamento). (Foto: Charles de Moura/PMSJC)
Começa neste domingo (21), no Museu do Folclore de São José dos Campos, a exposição temporária Meu Mundo É de Papel, da artista popular Eunice Coppi. Com abertura às 10h, a mostra apresenta 163 figuras feitas de papel e goma (de polvilho azedo), pintadas com tinta látex e verniz (usado no acabamento). Cada imagem representa um personagem, caracterizado com roupas, sapatos e enfeites.

A exposição, que é gratuita e pode ser visitada até o final de julho, está inserida na programação da 15ª Semana de Museus, promovida anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), em celebração ao Dia Internacional de Museus, comemorado em 18 de maio. Participam da programação 1.070 museus e instituições de memória de todo o Brasil. O tema deste ano é Museus e Histórias Controversas: Dizer o Indizível em Museus.

Segundo a artista plástica, as figuras criadas retratam personagens e objetos do tempo da infância e também das manifestações folclóricas (como a congada) que ela acompanhava durante o tempo em que frequentou o espaço do projeto Piraquara, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, onde aprendeu a técnica de empapelamento.

A exposição estará distribuída em três áreas do Museu do Folclore: na Sala Brasil ficarão figuras representando uma roda de capoeira, com exibição de vídeo sobre o tema; na Sala das Tecnologias serão colocadas figuras retratando um grupo de congada, com exibição de um minidocumentário sobre a artista; e no espaço do presépio (externo) estarão as figuras de um festejo.

Museu do Folclore
Avenida Olivo Gomes, 100, Santana (Parque da Cidade)
Terça a sexta-feira, das 9h às 17h
Sábado e domingo, das 14h às 17h
3924-7318
www.museudofolclore.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo