fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Espaço Cultural de Ilhabela apresenta filme “Caiçaras – Às margens do Brasil”

O trabalho foi gravado entre 2013 e 2015, e conta com entrevistas de caiçaras, líderes comunitários e pesquisadores de diversas universidades de renome nacional e internacional. (Foto: Divulgação/PMI)

Nesta quinta-feira, dia 18, às 19h, será apresentado no Espaço Cultural Pés no Chão o vídeo-documentário “Caiçaras – Às margens do Brasil”, produzido e dirigido por Guilherme Rodrigues.

O vídeo tem como tema a vida e a cultura da população caiçara que reside no Litoral Sul do Estado do Rio de Janeiro e de várias comunidades espalhadas por toda costa do Estado de São Paulo.

O trabalho foi gravado entre 2013 e 2015, e conta com entrevistas de caiçaras, líderes comunitários e pesquisadores de diversas universidades de renome nacional e internacional que trabalham com essa população tradicional. Também foram gravadas as principais manifestações culturais, eventos e festas típicas caiçaras.

O trabalho também identifica e revela fatores que colocaram e ainda estão colocando em risco as manifestações culturais e tradições desse povo, como o turismo excessivo, a especulação imobiliária e grilagem de suas terras, assim como a implantação de parques de conservação em locais habitados tradicionalmente pelos caiçaras, além da ameaça da indústria petrolífera que atua na exploração dos campos de Pré-Sal.

Após a exibição, haverá um bate papo com o diretor.

O Espaço Cultural Pés no Chão fica na Rua Macapá 72, na Barra Velha. Informações pelo telefone (12) 3896 – 6727. Entrada Franca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo