fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Caraguá define ações para atendimento a moradores de rua

Durante a reunião foi abordado o perfil da população de rua de Caraguatatuba. (Foto: Rebecca Bonanate/PMC)

Autoridades se reuniram nesta terça-feira (5), na secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, para debater e desenvolver medidas no atendimento à população adulta de rua.

Durante a reunião foi abordado o perfil da população de rua de Caraguatatuba, quais as áreas de maior concentração e as ações já realizadas em 2017.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Jonas Fontes, a maioria dos casos envolve questões de saúde, como problemas psiquiátricos e drogas e também, aqueles que vêm em busca de oportunidades.

“A pessoa chega à cidade, não encontra emprego e acaba ficando pelas ruas. Isso acontece constantemente. Temos uma equipe que trabalha com o atendimento nas ruas e há também os que  procuram diretamente o Creas. Mas,  as ações só terão sucesso se trabalharmos de forma integrada e contarmos com o apoio dos parceiros e da população”, ressaltou o secretário.

De acordo com o levantamento do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), órgão que atua nesse tipo de caso, cerca de 600 atendimentos já foram realizados desde o início do ano. Deste total, 100 foram encaminhados para sua cidade origem com a oferta de passagem intermunicipal e o restante encaminhado para a Casa do Caminho.

Após a reunião, foram traçadas ações que cada instituição pode fazer para auxiliar nos problemas da população de rua.

Uma ideia proposta e que será executada,  é um Centro de Convivência que irá desenvolver oficinas, oferecer alimentação, higiene pessoal, atendimento com assistente social e psicólogo, auxílio para documentos, dentre vários serviços que irá reintegrar essas pessoas ao convívio social.

Participaram do encontro, o vice-prefeito e secretário de Trânsito, Segurança e Defesa Civil, Campos Júnior; o secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Jonas Fontes; o secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Marcel Giorgeti; o secretário de Urbanismo, Ricardo Gaspar, além de funcionários que atuam diretamente no tema discutido.

(Foto: Rebecca Bonanate/PMC)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo