fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

“Barcos ao Mar” marca fim do defeso do camarão em Caraguatatuba

Com os barcos enfeitados, os pescadores saem do píer do Camaroeiro em procissão marítima, passando pela Prainha e Martin de Sá. (Foto: JC Curtis/Fundacc)

Com o fim do Defeso do Camarão, no dia 31 de maio, neste domingo (28), a partir das 9h, no Entreposto do Camaroeiro, será realizada a 20ª Cerimônia ‘Barcos ao Mar’. Neste evento, a comunidade pesqueira de Caraguatatuba se reúne para pedir a proteção de São Pedro Pescador e de Nossa Senhora dos Navegantes para a abertura da pesca do crustáceo.

Com os barcos enfeitados, os pescadores saem do píer do Camaroeiro em procissão marítima, passando pela Prainha e Martin de Sá, de onde retornam para a benção das embarcações, na ocasião, feita pelo padre João Marcos da Silva, pároco da Igreja Matriz de Santo Antônio.

Em seguida, haverá a procissão terrestre, novamente com os fieis carregando o andor com as imagens de São Pedro Pescador e de Nossa Senhora dos Navegantes. A Banda Municipal Carlos Gomes acompanha todo o cortejo a pé.

Este ano, a Comunidade Pesqueira da Praia do Camaroeiro homenageia o pescador Ivens Roberto de Assis, 45 anos, sendo que desde os 12 se dedica à profissão.

Este evento abre a pesca do camarão e antecede o 20 ºFestival do Camarão que este ano será realizado entre os dias 12 e 16 julho na Praça da Cultura (Avenida da Praia), no Centro de Caraguatatuba. A festa terá Barracas de Gastronomia, Rota do Cambuci, Casa da Farinha, Shows ao vivo, Casa Caiçara e artesanato identitário.

O “Barcos ao Mar” é uma realização da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural e da Prefeitura de Caraguatatuba em parceria com a Comunidade Pesqueira da Praia do Camaroeiro. Mais informações (12) 3897.5660 ou no site www.fundacc.sp.gov.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo