fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Aquário de Ubatuba divulga os ganhadores do Concurso “Batize Um Tubarão”

Realizado com a intenção de promover a educação ambiental e desmistificar a fama de mal dos tubarões, concurso teve cerca de três mil sugestões. (Foto: Divulgação/Aquário de Ubatuba)

Fernanda Gouvea da Silva de Jesus, moradora de Caraguatatuba e Marcelo Silva Correa, de São Paulo, foram os grandes vencedores do Concurso Cultural/Artístico “Batize Um Tubarão”, criado e promovido pelo Aquário de Ubatuba. Fernanda sugeriu o nome “Moana” para o tubarão-lixa. Já para a Mangona, o nome indicado foi “Valente”.

publicidade


A ideia de criar o concurso surgiu após o resgate do tubarão-lixa que vivia há cerca de três anos em um aquário doméstico na cidade de Ribeirão Preto. Após quase 30 horas de operação, a equipe do Aquário de Ubatuba finalizou a missão com sucesso.

“Achamos o momento oportuno para darmos outro nome a Mangona também. Afinal, seu antigo nome (Mortícia) nada tem a ver com seu temperamento dócil”, afirma Anelise Magro bióloga e educadora ambiental do Aquário de Ubatuba.

Com cerca de três mil sugestões vindas de todo o país, a equipe teve uma missão e tanto. Em uma segunda etapa, dez nomes foram escolhidos por um time de colaboradores, e então levados ao publico para o veredito final, através da Fanpage.

Fernanda, que escolheu o nome “Moana”, teve 90% de acertos no questionário do concurso e justificou sua escolha. “Moana significa Oceano ou mar profundo, origem na língua polinésia, proveniente de povos indígenas que habitavam esse lugar.”

“Valente” foi a opção que levou Marcelo a faturar o concurso e ele também justificou sua escolha e teve 90% de acertos nas questões sobre importância dos tubarões na cadeia e demais perguntas. “Escolho Valente por ela ser uma sobrevivente”. Escolha que cai como uma luva já que o animal sobreviveu depois de passar horas preso a uma rede de pesca.

Promovido pelo Aquário de Ubatuba, o concurso tem o apoio da Pousada Don Diego, Padaria Integrale, Jundu Praia Bar, Tachão de Ubatuba, Barquário e Instituto Argonauta.

Premiação
– Duas noites na charmosa Pousada Don Diego;
– Café da manhã dos deuses na Integrale, a padaria mais cool de Ubatuba;
– Sobremesa de cair o queixo: Sorvete de Forno do tradicional Tachão de Ubatuba;
– Um almoço na paradisíaca praia do Prumirim, no baladado Praia Bar Jundu;
– Passeio no incrível Barquário, o “barco-aquário”;
– Passeio interativo no Barco do Instituto Argonauta para conhecer a rotina dos Monitores na patrulha em prol da fauna marinha;
– Pelúcia customizada do Tubarão com o novo nome;
– Kit exclusivo da Aqualoja;
– Um café delicioso no Aquabar;
– Visita monitorada ao Aquário de Ubatuba.

Confira as respostas do QUIZZ


1. Qual foi o primeiro aquário do Brasil a resgatar um tubarão?
( ) Aquário de Santos
( ) Aquário do Rio
( ) Aquário de Aparecida
( X ) Aquário de Ubatuba
( ) Oceanário de Aracaju

2. O que é cação?
( ) Caranguejo ( ) Golfinho
( ) Baleia ( ) Tubarão
( ) Tartaruga Marinha (X) Raias e Tubarão

3. Qual a importância dos tubarões para o ecossistema marinho?

Resposta Fernanda – Os tubarões são importantes para o equilíbrio dos ecossistemas marinhos e não são espécies perigosas.

Resposta Marcelo – Total para o controle e a saúde das populações das espécies que são suas presas, além disso, muitas vezes se alimentam de bichos doentes e velhos.

4. Quais são as principais razões que ameaçam as espécies de tubarões?
I – Pesca
II – Poluição sonora
III – Destruição dos manguezais e regiões costeiras.
IV – Preservação dos mares, oceanos, rios, manguezais e animais.
V – Poluição das águas dos rios, mares e oceanos.

( ) I está correta.
( ) I, II e III estão corretas
( ) I, IV e V estão corretas
( X ) I, III e V estão corretas
( ) Todas estão corretas

5. Dê sua sugestão de nome para nossos tubarões lembrando que elas são fêmeas, justifique.
Tubarão Lixa – Moana significa Oceano ou mar profundo, originada na língua polinésia, proveniente de povos indígenas que habitavam esse lugar.
Tubarão Mangona – Valente por ter sobrevivido até aqui.

O Concurso Cultural/Artístico tem como principal intuito promover a educação ambiental e desmistificar a imagem negativa da espécie. Além de, dar luz a questões importantes com relação ao consumo da carne de cação (tubarão).

Botão Voltar ao topo