fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Aeronáutica faz campanha de conscientização contra a soltura de balões

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) mantém o programa de Risco Baloeiro, criado com a finalidade de coletar informações sobre eventos envolvendo balões de ar quente não tripulados. (Foto: FAB)

A Aeronáutica lançou na segunda-feira (16) campanha de conscientização contra a soltura de balões, prática que ameaça a segurança do tráfego aéreo. Um dos motivos da ação é a aproximação do período crítico de festas juninas, quando o avistamento de balões chega a registrar um aumento de até 79%.

Segundo dados do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), São Paulo e Rio de Janeiro são os estados com o maior número de ocorrências com balões. Somente em 2017, entre 1° de janeiro e 2 de abril, já foram registrados 134 casos de avistamentos de balões por aeronaves no País. Desse total, 78, ou 57%, apenas em São Paulo. Já no Rio de Janeiro, foram 31 casos de avistamentos no primeiro trimestre, ou seja, 23% do total registrado.

Em 2016, o CENIPA registrou mais de 500 casos de avistamentos de balões no espaço aéreo brasileiro.

A campanha da Aeronáutica vai apresentar, durante toda a semana, reportagens explicativas sobre o risco baloeiro e alertas quanto ao perigo que a prática de soltura de balões oferece para a segurança de voo.

A Força Aérea FM também apresenta, de hora em hora, spots-rádio sobre o assunto com o objetivo de conscientizar a população.

Brigadeiro explica sobre os riscos do balão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo