fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

150 alunos participam do lançamento do ID Jovem em São José

Prefeitura lança o programa Identidade Jovem (ID Jovem) em cerimônia no auditório do Centro da Juventude. (Foto: Claudio Vieira/PMSJC)

Cerca de 150 alunos do Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza) acompanharam, nesta sexta-feira (26), o lançamento da Identidade Jovem – ID Jovem – no Centro da Juventude, na região sul de São José dos Campos.

Os estudantes assistiram a uma palestra sobre os benefícios de meia-entrada em eventos culturais e descontos em viagens que o programa oferece aos jovens de 15 a 29 anos. Eles também participaram da solenidade com uma apresentação da banda de fanfarra e do núcleo de robótica Cephatron aos convidados. Na plateia estavam munícipes, gestores municipais e promotores de eventos de São José e de outras cidades do Vale do Paraíba, como Guaratinguetá e Lavrinhas.

Michael Douglas da Silva, 24 anos, que é ex-aluno do Cephas e mentor do núcleo, elogiou o programa e destacou a oportunidade que será dada aos jovens de São José dos Campos.

“É uma iniciativa incrível. A partir do momento que você libera isso (meia-entrada) para as pessoas, mais gente vai fazer (uso). Acredito que vamos ver muita gente viajando mais, principalmente no turismo interno. Vamos ver mais pessoas diferentes no cinema, gente que não ia e agora poderá ir”, disse.

Vindo de família carente, o futuro engenheiro elétrico estudou na Fundhas por quatro anos e conhece as dificuldades para uma pessoa em desenvolvimento se inserir no meio artístico.

Ele, que será diretor de marketing de uma organização mundial na Bulgária, na Europa, reconhece que o benefício central da ID Jovem será essencial para a inclusão social da nova geração e que isso pode ajudar no desenvolvimento intelectual, por meio do lazer e entretenimento.

“Sem dúvida que vai ajudar. Quando estou muito atarefado, cheio de coisas pra fazer, vou para o cinema. E essa que é a questão, eu não iria para cinema se não pagasse meia. Por isso será bom (para os jovens)”, afirmou Michael Douglas da Silva.

Felício Ramuth, prefeito de São José dos Campos, participou do lançamento do programa Identidade Jovem (ID Jovem) no auditório do Centro da Juventude. (Foto: Claudio Vieira/PMSJC)

Documento virtual
A Identidade Jovem é uma iniciativa da Caixa Econômica Federal, coordenada pela Secretaria Nacional de Juventude, que visa ampliar o acesso à meia-entrada de jovens de 15 a 29 anos pertencentes às famílias de renda mensal de até dois salários mínimos. A identidade funciona por meio de aplicativo para smartphone e já está disponível para a população.

Com a ID Jovem, o cidadão pode ter descontos em ingressos para eventos artístico-culturais e desportivos. Podem ser contemplados pelo programa diversos tipos de eventos como shows, cinemas, teatros e jogos de futebol, por exemplo.

O cartão virtual garante também vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual. O benefício não vale para deslocamentos entre municípios do mesmo estado ou dentro da cidade.

A validação da Identidade será feita por meio de QR Code ou código alfanumérico, garantindo a autenticidade e segurança. Além disso, o cidadão tem que apresentar o cartão virtual junto a um documento oficial de identificação com foto.

Para participar, promotores de eventos e empresas devem baixar o aplicativo específico para promotor (disponível para iOS, Android e Windows) e se cadastrarem. A regra vale também para os jovens que planejam ir a algum dos eventos contemplados pela ID Jovem ou viajar entre os estados brasileiros.

Mais informações sobre o programa Identidade Jovem podem ser encontradas no site oficial do programa.

Botão Voltar ao topo