fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Zoo Urbano em Ubatuba recebe peça feita com materiais descartados

obra de arte feita em homenagem à conservação das tartargas marinhas. (Foto: divulgação)

Na quinta-feira, dia 6 de abril, o TAMAR Ubatuba-SP recebeu uma grande escultura de tartaruga marinha construída a partir de materiais descartados. A obra de arte faz parte do Projeto “Zoo Urbano – Sustentabilidade com Arte”, que surgiu com artistas de todas as partes do mundo unindo-se para confeccionar esculturas gigantes com resíduos dispensados em grandes cidades. Em 2016, o Zoo Urbano realizou 2 exposições em espaços públicos: o ZOO Urbano Miami e o ZOO Urbano SP no Parque do Ibirapuera, que recebeu cerca de 1.200.000 visitantes.

Cada exposição envolveu artistas locais, internacionais e curadores diferentes, com engajamento e união de esforços em prol de uma conscientização coletiva. Com a proposta de usar resíduos produzidos nas cidades, obteve-se a união entre comunidade, arte e sustentabilidade.

Ameaças às tartarugas marinhas – Para homenagear a conservação das tartarugas marinhas e o trabalho que o TAMAR realiza com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, para proteger esses quelônios no Brasil, além de chamar a atenção para as ameças à vida desses animais, o artista Fábio Souza criou a escultura de tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta) com a carcaça de um fusca, e conta o porquê da escolha deste material. “Uma das principais causas de morte das tartarugas é a ingestão de resíduos que vão para o mar, e tem muitas carcaças abandonadas de fusca por aí, além de ser inegavelmente parecido com uma tartaruga. Com o apoio do Projeto TAMAR reuni todas as informações sobre as espécies e após transformar o fusca em uma tartaruga fiz o seu casco e partes de seu corpo com os materiais que as matam, como se estes já fizessem parte dela. Uma visão de como estamos tratando a natureza mesmo sabendo que os materiais que descartamos podem matá-las”, explicou o artista.

Fábio Souza é produtor de eventos, músico e artista visual. Pesquisador de materiais, ele consegue integrar pneus, fibras e armações, criando o inimaginável. Nos últimos anos, seus projetos e desempenho podem ser vistos em toda São Paulo.

Quando perguntado sobre qual a intenção de expor sua obra no Projeto TAMAR de Ubatuba, Souza ressaltou que “o TAMAR é sem dúvida a entidade mais respeitável e generosa que conhecemos. Desde a concepção da obra, a equipe nos forneceu informações, consultoria e todos nos receberam de braços abertos. Acho que nossos objetivos são os mesmos: educação para mudança. Desejo sinceramente que essa escultura agregue valor ao TAMAR Ubatuba, que auxilie na geração de consciência ambiental e sobre a degradação do planeta”.

Você, sua família e amigos estão convidados a descobrir e apreciar esta obra cheia de significados, que valoriza e enriquece o trabalho de sensibilização e educação ambiental realizado pelo TAMAR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo