fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

VÍDEO: Exército comemora Dia da Arma de Engenharia em Pinda

A Guarnição Militar Federal de Pindamonhangaba, composta pelo 2º Batalhão de Engenharia de Combate, 11ª Companhia de Engenharia de Combate e 12ª Companhia de Engenharia de Combate Aeromóvel, comemorou nesta segunda-feira, dia 10 de abril, o Dia da Arma de Engenharia.

A formatura teve início com a leitura de um texto alusivo à data. Nele, foram destacados partes importantes da história da Engenharia, com seu início ainda no Brasil Colônia, passando pela Guerra da Tríplice Aliança, de onde nasceria seu patrono, o tenente-coronel João Carlos de Vilagran Cabrita, até chegar os dias atuais, onde a Engenharia cumpri um papel importante junto a sociedade, levando desenvolvimento e progresso para várias regiões do Brasil, fato esse destacado pelo general Saú, comandante da 11ª Brigada de Infantaria Leve.

Autoridades presentes na formatura em Pindamonhangaba. (Foto: Luis Claudio Antunes/PortalR3)

Como homenagem ao patrono da Arma de Engenharia, uma cordélia de flores foi colocada pelas autoridades em frente ao busto de Vilagran Cabrita.

Em tom de respeito, ouviu-se o toque militar que reverencia patronos, interpretada pela banda do 5º Batalhão de Infantaria Leve, de Lorena.

Na sequência, a tropa entoou a Canção da Engenharia. O comandante da 11ª Brigada e o comandante do 2º Batalhão de Engenharia de Combate, fizeram uso da palavra para destacar e enfatizar a importância da data e da arma de Engenharia dentro do Exército Brasileiro.

A tropa, e ao fundo, a bandeira do Brasil ao lado da bandeira da Arma de Engenharia. (Foto: Alex Santos/PortalR3)

Pindamonhangaba sedia três unidades do Exército e as três são da Arma de Engenharia. O fato é destacado pela comandante da Guarnição Federal, que também fala da atuação das unidades.

Se em tempos de guerra a Engenharia é fundamental, principalmente para o avanço das tropas, em tempos de paz, ela é uma grande aliada da sociedade, levando desenvolvimento e progresso, prestando apoio e auxílio em diversas situações e trabalhando na montagem de pontes, limpeza de estradas, construções e onde mais quer que seja requisitada.

A solenidade em Pindamonhangaba foi encerrada com um desfile da tropa precedida pelo desfile de ex-militares presentes no evento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo