fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

VÍDEO: Alunos da EsPCEx, com meninas pela 1ª vez, visitam Batalhão em Pinda

O 2º Batalhão de Engenharia de Combate, unidade do Exército Brasileiro com sede em Pindamonhangaba (SP), recebeu na terça-feira, dia 25 de abril, a visita de 436 alunos da ESPCEX (Escola Preparatória de Cadetes do Exército). O objetivo foi mostrar para os futuros Cadetes do Exército Brasileiro um pouco das atividades, equipamentos e emprego da Arma de Engenharia, auxiliando os alunos na escolha de um curso na Academia Militar das Agulhas Negras.

? Escola Preparatória de Cadetes do Exército abre concurso com 440 vagas

O comandante do 2º Batalhão, tenente-coronel Brion, explica o que foi apresentado e a importância disso para os alunos da EsPCEx.

Turma de 2017 é composta por 436 alunos, dos quais, 40 são mulheres. (Foto: Alex Santos/PortalR3)

Todas as atividades foram concentradas no Depósito de Material de Pontes do Batalhão, que fica ao lado do rio Paraíba do Sul. Naquele espaço, os alunos participaram de oficinas em sistema de rodízio, conhecendo de perto, o trabalho da Engenharia.

Para o tenente-coronel Jean Lawand Júnior, comandante do Corpo de Alunos da EsPCEx, esse é um momento muito importante para o aluno, pois irá ajudá-lo na escolha de um curso quando estiver na Academia Militar das Agulhas Negras.

Geovana é um das 40 alunas desta primeira turma com mulheres da ExPCEx. (Foto: Alex Santos/PortalR3)

Um fato que chama a atenção nesta turma de 2017 é a presença de mulheres entre os alunos. Pela primeira vez, a EsPCEx admitiu meninas e, mesmo em menor número do que os homens, elas são quarenta em uma turma de mais de 400, elas já estão ali, marcando seu lugar e deixando seus nomes na história do Exército Brasileiro. (coronel)
Uma destas jovens é a aluna Giovana. Vindo do Colégio Militar, a jovem sempre admirou a carreira militar, inspirada por seu avô e seu tio.

E assim, o Exército Brasileiro segue seu caminho, inovando e se renovando, e proporcionando oportunidades para que todos os filhos do Brasil possam integrar suas fileiras.

6 Comentários

  1. Honde e isso como fasso nao tenho a cnh e sim o encino medio completo ja servi meu a no o brigatorio a qui em Dourados-MS em 2008 e sai em 2009 e gostaria de poder voltar ao exército brasileiro tenho 28 anos já a inda posso fazer o curço pra sarjento.

  2. Já faz um bom tempo que tive a honra de visitar a EsPCEx em Campinas. Como não tive tempo de ver todas instalações ,não vou falar muita coisa. Mas pelo que vi é uma grande Organização de Ensino, onde só quem passa por lá consegue descrever. Quanto as primeiras mulheres que ingressaram na EsPCEx, com certeza elas fizeram uma excelente escolha. Pena que o Exércíto tenha demorado tanto a receber as mulheres nas suas Unidades. A Aeronáutica acho que foi a primeira a receber mulheres nas suas Fileiras. É tanto que já tem uma boa parte delas na Reserva, já que a primeira Turma de Sargento feminina foi em. 1981. A FAB também já faz um certo tempo ,que abriu as suas portas para o Quadro feminino. Pois já tem Oficiais Aviadoras, que já são Capitães. Inclusive uma delas, tá fazendo parte dos Aviadores do Avião Presidencial. Não tenho certeza se realmente foi a FAB ou foi a Marinha ,quem primeiro recebeu mulheres nas suas Fileiras.

  3. Sinto-me honrado por ter servido ombro a ombro com você Cláudio nas fileiras do Exército, no 2º BE Cmb.
    Continuado sucesso em sua nobre missão de divulgar os principais fatos do cotidiano. A equipe do Portal R3 tem feito isso com muita qualidade e competência.
    Lima Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo