fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Taubaté realiza procissão do fogaréu na “Semana Santa”

A procissão do fogaréu é uma tradição antiga da Igreja Católica, inspirada nas procissões da Espanha e Portugal. (Foto: Rogério Marques)

Aconteceu na quarta-feira,  dia 12, nas Comunidades São Paulo Apóstolo, Santa Cruz e Nossa Senhora de Guadalupe, da Diocese de Taubaté, pela primeira vez, a procissão do fogaréu, que faz parte do calendário da Semana Santa.

Essa procissão contou com a participação da Banda Municipal do Quiririm, que levou cultura e a verdadeira história da prisão de Jesus Cristo aos bairros da periferia da região norte de Taubaté, como: Vila Albina, Areão, Jardim Mourisco e Esplanada Santa Terezinha. As comunidades se uniram com o intuito de evangelizar a todos que, por sua vez, não conhece a tradição.

A procissão do fogaréu é uma tradição antiga da Igreja Católica, inspirada nas procissões da Espanha e Portugal. É uma belíssima e tradicional manifestação popular de fé. No Brasil foi introduzida em Goiás pelo Padre espanhol Perestelo de Vasconcelos em meados do séc. XVIII.

Durante o percurso, na Comunidade São Paulo Apóstolo, os fiéis estavam com trajes de origem medieval e encapuzados, o qual era costumeiramente utilizado por penitentes que assim podiam expiar seus pecados sem ter que revelar sua verdadeira identidade.

O ritual representa a perseguição dos soldados romanos a Jesus na antiga Jerusalém. Eles carregaram tochas simbolizando a luz que quebra a escuridão, em busca da verdadeira luz que é Cristo.

Na Comunidade Santa Cruz, 10 mulheres estavam todas de preto, rezando. E lá, ao prender Jesus, houve um toque solene de Clarin. Por fim, na Comunidade Nossa Senhora de Guadalupe aconteceu a missa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo