fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São José intensifica captura de escorpiões em cemitérios

Quase 3 mil aracnídeos foram retirados do cemitério de Santana nos últimos 40 dias nas incursões noturnas das equipes da empresa. (Foto: Jouvani Reis/PMSJC)

Nos últimos quarenta dias, uma equipe da Urbam realizou a captura noturna de 2.957 escorpiões no Cemitério Maria Peregrina, em Santana (zona norte).

A captura é feita todos os dias, incluindo os finais de semana, das 19h às 23h. O procedimento de captura, assim como outras medidas de manutenção, também foram adotados nos demais cemitérios públicos de São José dos Campos.

Também no cemitério de Santana, a Urbam retirou o revestimento antigo do muro, que servia de abrigo para os animais. As obras do muro e os reparos nas demais dependências continuam no local.

As famílias proprietárias de jazigos estão sendo notificadas para fazer a manutenção e eliminar as frestas onde os predadores se alojam.

A incidência maior de escorpiões, que têm hábito noturno, ocorre no período de verão. A infestação tem afetado várias cidades brasileiras. De acordo com o Manual de Controle de Escorpiões, do Ministério da Saúde, a captura é a melhor forma de controle.

Soro

Os animais capturados vivos são encaminhados ao Centro de Controle de Zoonoses. Uma equipe do Instituto Butantã vem até a cidade para recolhê-los.

O veneno dos escorpiões-amarelos – identificados pelo Butantã como Tityus serrulatus é utilizado para fabricação de soro.

É importante que os moradores colaborem com as ações preventivas, cuidando das áreas internas das casas e mantendo as áreas externas livres de entulhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo