fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Protótipo do Bandeirante é removido para restauro no DCTA em São José

Frequentadores do Parque Santos observam retirada do avião Bandeirante
para revitalização no DCTA. Foto: Claudio Vieira/PMSJC.

A prefeitura de São José dos Campos retirou no sábado (29) o protótipo do avião Bandeirante do Parque Santos Dumont, na região central da cidade, em uma operação que durou cinco horas. A retirada do avião foi realizada pelas secretarias de Manutenção da Cidade e de Mobilidade Urbana, com o apoio de ex-funcionários da Embraer e alunos do Cephas. O mutirão contou com a participação de 28 pessoas e foi acompanhado por munícipes que frequentam o Parque Santos Dumont.

A fuselagem foi transportada em uma carreta. Já as asas foram levadas para o hangar do DCTA em dois caminhões. Funcionários da Secretaria de Mobilidade Urbana trabalharam na escolta e na orientação do trânsito.

A aeronave será restaurada em um hangar do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeronáutica). A previsão é de que o trabalho de revitalização comece no próximo dia 6 de maio com o lixamento e remoção da pintura atual.

O restauro do Bandeirante será realizado por voluntários, que são ex-funcionários da Embraer (pintores e mecânicos). O trabalho de revisão geral e pintura terá o apoio de 22 alunos do curso de mecânica de aeronaves do Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza), que também terão atuação voluntária.

O restauro do Bandeirante será realizado por voluntários, que são ex-funcionários da Embraer (pintores e mecânicos). (Foto: Claudio Vieira/PMSJC)

A previsão é de que o projeto de restauro, coordenado pela Secretaria de Manutenção da Cidade com os apoios do DCTA e da iniciativa privada, seja concluído em 90 dias, com o avião sendo devolvido ao Parque Santos Dumont até o dia 27 de julho, data em que serão comemorados os 250 anos de fundação de São José dos Campos.

Essa revitalização é a mais completa dos últimos anos. A última manutenção, realizada há cinco anos, foi feita dentro do próprio parque. Desta vez, o avião foi removido para não causar transtornos aos visitantes e alunos das duas escolas municipais que funcionam dentro da área de lazer.

Frequentadores do parque que acompanharam a remoção do Bandeirante elogiaram a iniciativa de revitalizar a aeronave. “É excelente esta iniciativa da Prefeitura. Este avião é um patrimônio não só de São José, mas de todo o Brasil. Então, nada mais justo do que ser recuperado”, disse o engenheiro Eduardo Santos, 63 anos, que mora na Vila Adyana, na região central.

O casal Norival Ferrari, 80 anos, e Dulce Ferrari, 79 anos, ficou comovido com a decisão de restaurar o avião. Eles também residem na Vila Adyana. “Frequentamos o Parque Santos Dumont e temos carinho especial por este protótipo do Bandeirante. É uma forma de preservar a história de nossa cidade e do nosso país”, disse Norival. “Este avião é muito importante e merece ficar novo. Será um grande presente para São José”, afirmou Dulce.

Ícone da Aeronáutica
O Bandeirante é um ícone da aeronáutica brasileira. No próximo dia 22 de outubro serão completados 49 anos do primeiro voo da aeronave fabricada pela Embraer. O protótipo foi instalado no Parque Santos Dumont em 21 de fevereiro de 1981.

Os outros dois protótipos estão no MAB (Memorial Aeroespacial Brasileiro), em São José, e no Musal (Museu Aeroespacial), no Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro.

Revitalização do Parque
O projeto de restauro do Bandeirante integra as ações da Prefeitura de São José dos Campos para revitalização do Parque Santos Dumont. Desde fevereiro, já foram realizados no local serviços de limpeza das alamedas, roçada e podas das plantas. Também foi concluída, recentemente, a limpeza do lago do parque.

Localizado na Vila Adyana, o Santos Dumont ocupa uma área de 46.500 metros quadrados em uma vasta área verde e de lazer, com pista para caminhada e equipamentos de ginástica para prática de exercícios e corridas, quiosques com churrasqueiras, pista de skate e playground, entre vários outros atrativos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo