fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Programação semanal no Parque Vicentina Aranha em São José

Iº Festival de Choro Pixinguinha no Vale em abril de 2016. (Foto: Paula Loureiro)

O Parque Vicentina Aranha abre as portas para o II Festival de Choro – Pixinguinha no Vale: Identidade do Vale do Paraíba na História do Choro, que ocorrerá em São José dos Campos, entre 18 e 23 de abril.

A abertura da segunda edição do Festival será nesta terça-feira (18) às 17h30. A recepção será feita com a comissão de frente deste do evento, a bandolinista Raquel Aranha, Alexandre Wuensche (Violão de 7 cordas e arranjador) e Rogério Guarapiran (Bandolinista e arranjador) e convidados.

Após a apresentação, os presentes são convidados a apreciar a abertura de uma exposição de fotos de músicos do Vale do Paraíba, sob curadoria da fotógrafa Paula Loureiro. Também será exibido um documentário produzido em 2016, pelo jornalista Luiz Faria sobre os Chorões do Vale.

Finalizando a noite, uma Mesa de Debate com os convidados Luiz Faria (Jornalista), Fábio Bueno (Historiador) e André Bazanella (IPHAN – Casa do Patrimônio de S. Luiz do Paraitinga) sobre iniciativas patrimoniais que salvaguardam a memória do Choro.

Além de comemorar o Dia Nacional do Choro, pesquisadores e apreciadores objetivam fortalecer o gênero musical no Vale.

O homenageado do ano do II Festival é Bonfíglio de Oliveira, compositor e trompetista de Guaratinguetá que desenvolveu sua carreira no Rio de Janeiro e é referência ao lado de Anacleto de Medeiros, Candinho, Pixinguinha e Luiz Americano. Atuou no Grupo da Velha Guarda, Diabos do Céu e nas orquestras populares de rádios e gravadoras da época.

No sábado (22) o II Festival realiza uma Oficina Musical de Choro das 09h às 11h. A oficina é livre para pessoas de todas as idades, para participar basta comparecer com seu instrumento musical. Ainda no sábado (22), das 16h às 18h, os participantes da oficina, instrutores e músicos são convidados a participar de uma Roda de Choro aberta ao público.

No Dia Nacional do Choro (23), as atividades do II Festival de Choro do Vale começam no às 09h com uma Oficina de Instrumentos. As oficinas livres e ocorrerão nos quiosques do Parque. Logo ao final da Oficina, às 10h30, o Show Baianato com Messias Britto marcará o encerramento do II Festival de Choro do Vale.

Músico precoce e autodidata, Messias é natural de Euclides da Cunha, no sertão baiano. Aos 14 anos, conheceu o choro ao ouvir Waldir Azevedo e, fascinado pelo gênero, formou com amigos o primeiro grupo de choro do sertão baiano, “Os Chorões do Cumbe”. Dono de uma musicalidade natural e expressiva, demonstrada com uma técnica própria, seu cavaquinho vai além do esperado.

Em 2011 em São Paulo, formou o Quarteto Aeromosca. Admirado por nomes como Yamandu Costa e Armandinho Macedo, Messias conquistou o Festival de Música da Rádio Educadora da Bahia, como “Melhor Intérprete Instrumental” em 2012 e 2013.

Em 2014, lançou seu primeiro álbum Baianato, em que, ao lado de um repertório quase totalmente autoral, registra sua surpreendente interpretação da clássica “Espinha de Bacalhau”, do compositor pernambucano Severino Araújo. Ao lado de Messias neste show estarão Wesley Vasconcelos  (violão) e Rafael Y. Castro (percussão).

OUTRAS ATIVIDADES DO PARQUE VICENTINA ARANHA

Na quinta-feira (20) às 09h30, o Projeto Vicentina Qualidade de Vida apresenta uma palestra com o tema: A alimentação e estilo de vida como prevenção e tratamento da perda muscular na terceira idade.

Este encontro busca orientar a população idosa sobre como se prevenir da perda de massa magra muscular e óssea (sarcopenia) e do ganho e redistribuição de gordura, em função de fatores que acompanham a senilidade.

Será abordado como a sarcopenia pode aumentar o risco de desenvolvimento de algumas doenças, reduzir a imunidade e dificultar a realização de tarefas simples do dia a dia que exigem certa mobilidade.

Serão apresentados os fatores que aumentam o risco desse fenômeno e maneiras de prevenir e tratar através da alimentação e também de mudanças no estilo de vida. A palestra será ministrada pela Nutricionista, Mestre em Obesidade e Doenças Crônicas, Mariane Cardeal.

Em comemoração ao Dia da Terra, a Comissão Socioambiental da Diocese de São José dos Campos realiza no sábado (22) às 19h, o lançamento da cartilha ambiental Cuidando da Casa Comum, com a exibição do documentário Seremos História? (“Before the flood” – 2016 – 96 min.).

Neste documentário o ator Leonardo DiCaprio mostra os danos causados pelas mudanças climáticas, na tentativa de despertar a população para uma luta contra os causadores do aquecimento global.

São entrevistadas personalidades que compartilham opiniões sobre o que deve ser feito em relação à questão. Entre eles estão o ex-presidente dos EUA, Barack Obama, o Papa Francisco, além de investigadores da Nasa, conservadores florestais, cientistas, líderes comunitários e ativistas.

SERVIÇO

ABERTURA DO II FESTIVAL DE CHORO DO VALE DO PARAÍBA

Data: 18/04 – Terça-feira | Horário: a partir das 17h30

Local: Sala de Leitura Réginaldo Poeta

Programação:

–          17h30 Roda de Choro com Raquel Aranha, Alexandre Wuensche me Rogério Guarapiran e convidados.

–          18h Abertura da Exposição de fotos de músicos e regionais da região do Vale do Paraíba. Curadoria da fotografia: Paula Loureiro.

–          19h Apresentação do documentário realizado em 2016 pelo jornalista Luiz Faria sobre os Chorões do Vale, com a presença do realizador. (Duração: 30 min | Livre).

–          19h30  Mesa de Debate com Luiz Faria (Jornalista), Fábio Bueno (Historiador) e André Bazanella (IPHAN – Casa do Patrimônio de S. Luiz do Paraitinga) sobre iniciativas patrimoniais que salvaguardam a memória do Choro.

OFICINAS MUSICAIS E ENCONTROS DO II FESTIVAL DE CHORO DO VALE DO PARAÍBA

OFICINA MUSICAL DE CHORO

Data: 22/04 | Sábado

Horário: 09h às 11h

Local: Quiosque São José

Oficina livre de choro. Para participar, basta comparecer com seu instrumento musical.

RODA DE CHORO

Data: 22/04 | Sábado

Horário: 16h às 18h

Local: Quiosque São José

Entrada Franca.

OFICINAS DE INSTRUMENTOS

Data: 23/04 | Domingo

Horário: 09h às 10h15

Locais: Varandas Marina Crespi e Pavilhão São José, e Quiosques São João e Alfredo Galvão.

Entrada Franca. Para participar, basta comparecer.

MÚSICA NO PARQUE

DIA NACIONAL DO CHORO COM MESSIAS BRITTO

Data: 23/04 – Domingo

Horário: 10h30

Local: Bambuzal, ao lado da Capela Sagrado Coração de Jesus

Entrada Franca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo