fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

PhotoTruck inicia circuito pelo Brasil na Rodovia Presidente Dutra

Nos dias 19, 20 e 21 de abril, Taubaté será o primeiro município da via Dutra a receber as oficinas do Photo Truck da ImageMagica. (Foto: Divulgação/CCR NovaDutra)

Taubaté, no Vale do Paraíba, será o primeiro município a receber as oficinas de fotografia e reflexão com caminhão itinerante; projeto será levado a 8 mil alunos dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Mato Grosso

Nos dias 19, 20 e 21 de abril, Taubaté será o primeiro município da via Dutra a receber as oficinas do Photo Truck da ImageMagica.

O Circuito, apresentado pelo Ministério da Cultura e pelo Instituto CCR, por meio da CCR NovaDutra, pega a estrada com seus educadores, levando o tema “Meu Brasil” em uma viagem de 6 meses por 33 cidades dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Mato Grosso, com o objetivo de atender mais de 8 mil alunos e professores nas atividades. Até o início do mês de maio, além de Taubaté, outras quatro cidades às margens da Rodovia Presidente Dutra receberão as atividades.

“Você pode ser fotógrafo em casa, precisa apenas de olhar’’. É como Gabriel, aluno de Osasco (SP), explica a experiência de uma oficina com o primeiro caminhão de fotografia do Brasil. Usar a fotografia como forma de incentivar a reflexão sobre o mundo ao redor é exatamente o objetivo do PhotoTruck, da organização ImageMagica.

A proposta do tema é estimular os alunos a despertarem um olhar crítico sobre a diversidade da cultura brasileira e a refletirem sobre a relação com o mundo em que vivem por meio das fotografias e legendas produzidas por eles.

“É algo valioso mostrar para uma criança um novo olhar do mesmo lugar em que ela está todos os dias. Há uma necessidade real de olhar para o mundo em que se vive e a oficina permite dar à criança esse momento de reflexão”, conta Levi Fanan, educador da ImageMagica, que desde 2016 viaja com o PhotoTruck pelo Brasil.

“A legenda é o momento mais desafiante para elas, já que precisam expressar em palavras o que querem dizer. Muitos alunos já têm contato com a fotografia no dia a dia, mas não pensam na mensagem que estão transmitindo”. E esse é o grande diferencial da oficina: unir a fotografia produzida com a mensagem que o participante quer passar, resgatando a reflexão por trás da imagem.

Feito sob medida para atividades educacionais da ImageMagica, o PhotoTruck pôs o pé na estrada pela primeira vez no ano passado, inspirado por um antigo projeto da organização, que fazia oficinas itinerantes com um ônibus, o saudoso Bumba.

Hoje, a unidade móvel que encanta crianças e adultos conta com uma câmera escura, em que os participantes aprendem, na prática e brincando, como as imagens são formadas; uma cabine fotográfica para criar autorretratos, além de transportar brinquedos educativos, como caleidoscópios e taumatrópios (ou pirulitos óticos).

Em cada município, os educadores do projeto visitam uma escola, centro comunitário ou praça pública, onde realizam dois dias de oficinas para 250 alunos.

A principal atividade envolve a produção de uma foto e uma legenda, criadas a partir de uma reflexão e discussão sobre um tema determinado.

As imagens são feitas com o aplicativo de celular Camino, também desenvolvido com exclusividade pela ImageMagica. Para encerrar a oficina, as imagens produzidas são impressas e os alunos e professores se reúnem e se mobilizam para organizar uma grande exposição de lambes nos muros da escola.

Em 2016, o Instituto CCR ajudou a levar o PhotoTruck a 43 cidades pelo Brasil a fora, rodando mais de 10 mil km, o equivalente a uma distância entre São Paulo e Berlim. Foram mais de 7500 alunos e 450 educadores atendidos.

Serviço

Circuito Photo Truck

Dia: 19 e 20/04

Local: EMEF Ernani Barros Morgado, localizada na Rua Projetada – Loteamento: Vila São Luís – Bairro: Cavarucanguera

Dia: 21/04

Local: Museu Monteiro Lobato, localizado na Avenida Monteiro Lobato – s/nº – Chácara do Visconde

Fotos: ImageMágica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo