fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Paratletas de Taubaté disputam evento estadual de Atletismo e Natação

Foto Larissa Oliveira, nadadora (Foto: Divulgação/PMT)

No próximo sábado, dia 15, uma delegação recorde de paratletas do Programa Esporte Para Todos, de Taubaté, estará em São Paulo para a disputa de um grande evento que reunirá disputas de Paratletimo e Paranatação.

As disputas acontecerão no Centro de Treinamento Paralímpico e englobarão as primeiras etapas de três torneios: Circuito Paulista, Copa São Paulo e Aberto São Paulo, todos com provas de paratletismo e paranatação.

A equipe do Esporte Para Todos embarcará para a capital paulista com 32 atletas, de ambas as modalidades, e mais uma grande equipe de apoio, formada por técnicos, estagiários, atletas-guia e auxiliares.

Na edição de 2016 destes torneios estaduais, a equipe taubateana de paratletismo foi premiada com o troféu de Campeã da modalidade. Para o técnico de Paratletismo do Programa Esporte Para Todos, Guto Nascimento, o objetivo é tentar defender esse título, e para isso aposta em uma boa participação dos seus atletas.

“Será a primeira competição do ano da maioria dos nossos atletas. E em especial, temos alguns nomes que usarão essa competição estadual para garantir índice nacional em suas provas, o que lhes dá direito de participar das etapas nacionais do Circuito Loterias Caixa, que é onde se reúne a nata do paratletismo nacional”, explica.

Dentre os pessoal do Paratletismo, a expectativa do treinador Guto Nascimento é que os seguintes atletas obtenham seus índices nacionais neste sábado: Kaian da Silva (T38 – Salto em distância e 100m rasos), Esther Forastiero (F44/T44 – Arremesso de Peso e 100m rasos), Nathely de Castro (T47/F47 – Salto em distância e lançamento do dardo), Flávia Cristina Mota (F11 – Lançamento do dardo e Lançamento do disco), Mathias Reis da Silva (T13 – Salto em altura e 100m rasos) e Rogerio Lima (F53 – 200m rasos e 400m rasos).

Na natação, a grande expectativa é de que Larissa Oliveira, atual campeã brasileira universitária, também conquiste índice nacional para disputar o Circuito Loterias Caixa.

As disputas do Circuito e Copa Paulista de Paratletismo e Paranatação, bem como o Aberto de São Paulo dessas modalidades, possuem chancela do Comitê Paralímpico Brasileiro, e contam com arbitragem credenciada e cronometragem eletrônica.

Por isso os resultados valem como índices para o Circuito Loterias Caixa, que é o principal circuito de competições do atletismo, natação e também halterofilismo paralímpicos no Brasil.

Além de muitas estreias de novos paratletas que ingressaram no time do Programa Esporte Para Todos, esta competição em solo paulistano reserva também a aguardada volta do Recordista Mundial do Arremesso de Peso (Classe F54), André Rocha.

Afastado de treinos e competições desde meados de 2016, ele passou por uma cirurgia delicada na coluna, e seu retorno está sendo gradual. “É um primeiro contato com as competições, tenho consciência de que não é possível cobrar muita coisa em termos de resultado. Minha recuperação está sendo gradual, e tenho trabalhado bastante com fisioterapia. É um recomeço para mim, e isso é importante”, disse André, que competirá somente no Arremesso de Peso.

E se o Programa Esporte Para Todos vai com uma delegação forte e numerosa, não significa que terá vida fácil. A expectativa é de que o SESI SP leve uma equipe bem forte, tanto na natação quanto no atletismo, e faça frente aos taubateanos.

“Como este ano teremos o Capeonato Mundial de Paratletiso, em agosto na Inglaterra, os principais nomes de elite do SESI, e de outros times, estarão neste sábado competindo. Eles querem fazer marcas e entrar em rito de competição, para conseguir garantir vaga no Mundial”, explica o técnico Guto Nascimento.

Abaixo a lista completa de atletas, suas respectivas classes e provas que vão disputar neste sábado no CTP, em São Paulo.

Natação:

Larissa da Silva Oliveira (S6) livre/peito/costas

Juliana Ferreira Leite Cardoso (S6) livre/borboleta

Suellen Gomes Calixto de Sousa (S4) 50m livre

Gabriel Castro (S5) 50m costas/50m livre

Adilsom Presoto(S4) 50m livre/50m costas/50m borboleta

Cristiano do Prado Cursino (S1) 50m livre/50m costas

Paratletismo

André Rocha (F54) Arremesso de peso

Júlio César Leite (F56) Lançamento dardo/Arremesso de peso

Aline Abacherli (F55) Arremesso de peso/Lançamento de disco

Flávia Mota (F11) Lnçamento do dardo/Lançamento do disco

Mariana de Souza (F54) Arremesso de peso/Lançamento de disco

Jean Carlos Rocha Breve (F51) Lançamento do club/Lançamento do disco

Danilo Zaina (F32) Arremesso de peso/Lançamento do club

Danilo Alves da Cruz (F35) Arremesso de peso/Lançamento do disco

Mateus Candelaria (F55) Arremesso de peso

Nathely de Castro (T47/F47) Salto em distância/Lançamento do dardo

Mathias Reis da Silva (T13) Salto em altura/100m

Esther Forastiero (F44/T44) Arremesso de peso/100m

Kaian da Silva (T38) Salto em distância/100m

Tiago Emanuel dos Santos (T46) Salto em distância/100m

Eduardo Damásio (F38/T38) Lançamento do dardo/1500m

Andrea Aparecida dos Santos (F44) Arremesso do peso/Lançamento de disco

Luiz Henrique de Paula Lica (F57) Arremesso de peso/Lançamento de dardo

Aislan Fernandes (T38) 100m/Salto em distância

Renato Aparecido Galvão (F20) Arremesso de peso/Salto em distância

Geovani Leonildes de Melo (T20) 1500m

Gilmar Fernandes (T38) 1500m

Fabiano Fernandes Ivo (T43) 100m/Salto em distância

Cláudio Silva Melo (F57) Arremesso de peso/Lançamento do dardo

Roni Edson(T20) 400m/Salto em distância

Rogerio Costa Lima (F53) 200m/400m

Marcio Dellafina (F40) Arremesso de peso/Lançamento do disco

*O Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro fica na Rodovia dos Imigrantes KM 11,5, s/n – Vila Guarani, São Paulo – SP

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo