fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Museu de Caraguá recebe exposição “Origens Fase III – Caiçaras”


Peças dos artistas participantes são recepcionadas no Museu. (Foto: JC Curtis/Fundacc)

O MACC – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba, recebe a partir do dia 20 de abril, a exposição “Origens Fase III – Caiçaras”, dos grupos Ubuntu Caraguá – Ceramistas e OCA, de Ubatuba.

São cerca de 60 peças dos artistas Carlo Cury, Claudia Canova, Denise Magon, Ennio Bertoncini, Erica Sanches, Licida Vidal, Kátia Zirnberger, Lu Chiata, Malu Ramos, Marilisa Burattini, Thaís Mancuso e Zandoná.

O projeto é resultado de dois anos de pesquisas e aprofundamento sobre o tema e, nesta fase, aborda a cultura caiçara, retratando nas artes plásticas, as festas, a religiosidade, as lendas, os contos e o cotidiano do povo que constrói essa cultura.

Cury conta que há pelo menos um ano as peças estão em produção para essa exposição que retrata este cotidiano nas salas de Festejos / Religiosidade, Lendas e peças de livre criação.

Após a inauguração da exposição será aberto um Corredor Pedagógico para trabalhar com as crianças que visitarem o museu. As crianças terão acesso a livros de tecidos que retratam os contos e lendas, brincadeira como “cinco marias e jogo da velha”.

Origens Fase III – Caiçaras

“Descendentes de índios Tupi-Guarani e portugueses, os Caiçaras foram os primeiros brasileiros do Novo Mundo”. A Cultura Caiçara só existe no Litoral da Região Sudeste e esse nome dado a “etnia” Caiçara vem de uma armadilha que chamamos de “cerco”, que naquela época se chamava “caiçara”.

A riqueza cerâmica dos povos indígenas e negros originou a cultura caiçara em seus fazeres, como a produção de utilitários para cozinha, potes, tinas e panelas.

O Projeto “Origens Caiçaras”, também relata na pintura e cerâmica os festejos, religiosidade, contos, lendas e cotidianos.

Grupo Ubuntu

O termo Ubuntu (Eu sou porque nós somos) provém de uma postura ética/ideológica do idioma banto Ngúni e foca a importância das alianças e relacionamentos das pessoas umas com as outras. Conceito tradicional africano, se baseia na crença de um compartilhamento de valores universais que conectam toda a humanidade.

Serviço:

Exposição: Origens Fase III – Caiçaras

Abertura: 20/4, a partir das 8h

Local: MACC – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba

Endereço: Praça Dr. Cândido Motta, 72, Centro

Horário de Visitação: Terça-feira a sábado, das 10h às 18h

Informações: (12) 3883.9980

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo