fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

“Folclore em Cena” desembarca neste mês em Ubatuba

A programação é gratuita e se desenvolverá entre os dias 17 e 23 de abril, na Praça de Eventos, na avenida Iperoig – centro. (Foto: Divulgação/PMU)

Show com corais da Aldeia Boa Vista, tenda de troca de livros, contação de histórias, palestras e diversas atrações musicais, como grupos locais e regionais além de Chambinho do Acordeon, farão parte do Folclore em Cena, evento que já passou por alguns municípios do interior de São Paulo e agora chega a Ubatuba.

A programação é gratuita e se desenvolverá entre os dias 17 e 23 de abril, na Praça de Eventos, na avenida Iperoig – Centro. No local, será montada a “Tenda da Lenda”, um espaço permanente onde acontecerão os debates de intercâmbio entre a cultura caipira e a cultura caiçara e as trocas de livros. Mais de 3 mil livros serão trazidos a Ubatuba para essa finalidade.

O Folclore em Cena é uma realização do Ministério da Cultura e da Associação de Gestão Cultural no Interior Paulista “Prof. Gilberto Morgado” (AGCIP), por meio da Lei Rouanet, com patrocínio do Açúcar Caravelas – Grupo Colombo e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba, da Fundação de Arte e Cultura (Fundart) e da Seth Assessoria.

“As atividades são abertas a toda a população e há um trabalho conjunto com as escolas para garantir ampla participação de estudantes das redes públicas estadual e municipal”, destaca Pedro Paulo Teixiera, presidente da Fundart.

O encontro abre no dia 17, às 19h30, com uma feira de trocas livres que inclui o intercâmbio de livros, uma oficina de areiaografia – técnica dos “tapetes de Corpus Christi”, ministrada pelo artista plástico Elio Floriano, de Matão, interior de São Paulo, e a exibição do documentário Palavra (En)Cantada: uma viagem sobre o cancioneiro brasileiro.

Contação de histórias para todas as idades

Contadores de histórias também farão parte da programação das manhãs e tardes na Tenda da Lenda já a partir do dia 18. O projeto Abayomi Encantado, as contadoras Mariza Taguada, Cláudia Oliveira, o Palhaço Pilequinho SeuCaradeBolacha e o Musical “Festa no Lixão” irão apresentar histórias e performances durante o evento. A Cia. Teatral Castelo das Artes, de São Sebastião, participará com mitos e lendas caiçaras e a Cia Fulô traz suas intervenções artísticas para crianças e adultos de todas as idades.

Lançamento do projeto Tekoa Jaexaa Porã “Alma Viva Guarani”

A Semana da Tradição Indígena, de 17 a 23 de abril, integra a programação do Folclore em Cena e traz como destaque o lançamento do CD Tekoa Jaexaa (Alma Viva Guarani), que registra pela primeira vez os corais da aldeia Boa Vista de Ubatuba entoando os cantos sagrados para Ñhanderu, o grande deus criador de tudo na cultura guarani.

O CD foi produzido pela Gopala Filmes e pelo Projeto Garoupa e será lançado no dia 19 de abril, a partir das 14 horas, na Tenda da Lenda, com a apresentação dos dois corais da Aldeia – o Xondaro Mirim Mborai e o Nhamandu Nhemopuã, que incluem jovens, crianças e adultos da aldeia, localizada no bairro Prumirim. Após a apresentação, haverá roda de conversa e uma vivência sobre a cultura indígena guarani mbyá.

Música e muita diversidade cultural

A noite da quinta-feira, 20, será animada a partir das 20 horas, com apresentações do Fandango Caiçara e dança do boi, do grupo de mulheres “O Grito de Maria”, além da dupla Nako e Rafael.

Na sexta-feira, 21, às 19 horas, acontecerá a palestra  “Nós Somos a Cultura”, com o Prof. Dr. Dagoberto José Fonseca, da Universidade do Estado de São Paulo (Unesp) de Araraquara. Em seguida, serão apresentadas intervenções culturais do Palhaço Foka e a Congada de Bastões de São Benedito do Puruba. A noite se encerra com a bateria do Grêmio Recreativo Escola de Samba Mocidade Alegre do Itaguá (GRESMAI).

No sábado, 22, a partir das 20 horas, a programação musical inclui as apresentações do Grupo Concertada e da cantora e compositora Jordana. O encerramento traz Chambinho do Acordeon, músico que interpretou Luiz Gonzaga no filme Gonzaga de Pai para Filho.

O evento se encerra na manhã do dia 23, com uma intervenção cultural na praia do Perequê-Açu com distribuição de livros e batucada de encerramento com o Maracatu Itaomi e o Baque Elevado.

Serviço:

  • Festival Folclore em Cena – Etapa Ubatuba

  • Data: 17 a 23 de abril

  • Local: Praça de Eventos (Av. Iperoig)

  • Entrada: gratuita

  • Programação completa: www.fundart.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo