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Em Pinda, Saúde reorganiza agenda do transporte de pacientes

Para ter direito ao transporte, o beneficiado precisa ser paciente SUS e apresentar o comprovante de agendamento da instituição em que irá fazer a consulta ou exame. (Foto: Divulgação)

A prefeitura de Pindamonhangaba está reorganizando o agendamento para transporte de pacientes para fora do município. Esse serviço, o TDF (Tratamento Fora de Domicílio) é responsável por levar pacientes do SUS e seus acompanhantes, quando necessário, para a realização de atendimento médico especializado em média e alta complexidade em unidades de saúde cadastradas ou conveniadas ao SUS em instituições de referência fora de Pindamonhangaba, como Taubaté, São Paulo, Bauru, entre outras.

Segunda a nota da assessoria de Comunicação, para que seja realizado com mais eficiência e eficácia, o transporte de pacientes vai seguir o cumprimento das regras de acordo com a ​Lei Municipal 5677/2014 e Resolução nº. 13 do Ministério da Saúde, de 23/02/2017, ambas disponibilizadas no Setor de Agendamento e internet. O TFD somente irá ocorrer quando esgotados todos os meios de tratamento e realização de exame auxiliar diagnóstico terapêutico no próprio município.

Para ter direito ao transporte, o beneficiado precisa ser paciente SUS e apresentar o comprovante de agendamento da instituição em que irá fazer a consulta ou exame​ ou demais procedimentos médicos​. A solicitação do transporte deve ser feita no CEM – Centro de Especialidades Médicas – localizado na Rua Dr. Frederico Machado, centro.

“O comprovante de agendamento de consulta na instituição SUS será obrigatório. Esta medida é para dar mais segurança ao próprio usuário durante o transporte”, explica a secretária de saúde, Valéria dos Santos.

Alguns pacientes têm, ainda, direito a acompanhante. São el​e​s: menores de 18 ou maiores de 60 anos, pessoas com deficiências ou que tenham exigência médica de acompanhamento. O beneficiado e o acompanhante recebem ajuda de custo para alimentação, para referências acima de 50 Km, bem como pernoite, se for o caso.

Com essa reorganização, algumas melhorias já foram implantadas. A equipe de atendentes já está instalada em uma sala arejada e com melhores condições de trabalho. Os pacientes interessados não precisam mais ficar aguardando atendimento ao ar livre, podem ficar sentados enquanto esperam sua vez, e agora também são atendidos por meio de senha.

Nesta semana, as atendentes passarão por um treinamento do sistema CROSS – Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde.

Outra melhoria é que agora há um funcionário que liga para os pacientes confirmando o transporte, horário e local. Antes, o próprio paciente é que tinha que ligar para o transporte e, dependendo do horário da ligação, com o final do expediente, muitas vezes não era possível este contato.

“Todas essas melhorias visam o bom atendimento do paciente, pois quando se trata de saúde é preciso ter uma atenção especial. Lidamos com pessoas fragilizadas e que precisam de cuidados. Estamos ainda em processos de melhorias, estaremos em breve implantando um sistema que será interligado diretamente com o Setor de Transporte da Prefeitura”, comenta Valéria dos Santos.

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