fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Caraguá garante tratamento de hemodiálise para todo o Litoral

A Prefeitura já iniciou o credenciamento da cidade junto ao Ministério da Saúde para recebimento desta verba. (Foto: Divulgação/PMC)

A Secretaria de Saúde de Caraguatatuba irá manter o tratamento de hemodiálise para todos os pacientes do Litoral Norte. A medida visa não prejudicar os beneficiários até que a verba do Governo Federal seja liberada. A Prefeitura já iniciou o credenciamento da cidade junto ao Ministério da Saúde para recebimento desta verba.

Em setembro do ano passado, a gestão anterior tirou o tratamento da cidade de São Sebastião e abriu mão de receber recursos do Governo do Estado. Com isso, o município vem custeando sozinho o atendimento de todos os pacientes do Litoral Norte.

Atualmente, 148 pessoas são atendidas em um investimento de R$ 370 mil/mês. Outro agravante, é que a antiga gestão, sequer provisionou recursos para pagar o tratamento em 2017.

Além disso, o município se tornou Referência Regional e, desta forma, o processo de credenciamento se faz necessário para que Caraguatatuba não arque sozinho com o pagamento total do serviço para todo o Litoral Norte.

Nesta terça-feira (04/04), o secretário de Saúde, Amauri Toledo, apresentou a deliberação da Secretaria Estadual de Saúde ao médico nefrologista do Instituto de Nefrologia, Hipertensão Arterial e Diabetes (INEHDI), Dr. Ivanir Ferreira de Freitas Junior, responsável pelo atendimento aos pacientes, constando os valores a serem recebidos a partir do credenciamento da Unidade.

Contudo, de acordo com o secretário, a atual gestão já se comprometeu e a Prefeitura continuará a pagar pelo tratamento até que a verba federal seja liberada.

“A Clínica de Hemodiálise funciona no município desde setembro. No entanto, apenas agora este credenciamento foi solicitado por nós, desta gestão. Isso nos proporcionará, após finalização do processo, uma verba federal destinada à Caraguatatuba para pagamento do instituto no valor, em média, de R$ 300 mil por mês”, avalia Amauri.

“Nenhum dos pacientes das quatro cidades será prejudicado. O prefeito Aguilar Junior já se manifestou positivamente em relação à continuidade deste pagamento para mantermos o atendimento primoroso que este instituto já oferece aos habitantes do Litoral Norte”, destaca o secretário de Saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo