fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Sindicato Rural de Pinda apresenta palestra sobre Compost Barn

A palestra é gratuita, mas, as vagas são limitadas. (Foto: Divulgação)

O veterinário Eduardo Corrêa Brito, estará em Pindamonhangaba, no dia 22 de março, às 18h30, para ministrar a palestra sobre Compot Barn (estábulo de compostagem). Brito é consultor em pecuária de leite, mestre em Ciência e Tecnologia de Leite pela UFJF/Embrapa/Epamig.

Na palestra o especialista faz uma apresentação de resultados Zootécnicos e Econômicos (em condições brasileiras) pós-implantação do sistema de Compost Barn.

Serão abordados os seguintes temas: oportunidades na cadeia produtiva do Leite – Brasil, conceitos básicos – Compost Barn; pontos positivos e negativos do sistema; resultados zootécnicos em fazendas (comparativo antes e depois); custo de implantação do sistema nas condições brasileiras; resultados econômicos (custo operacional efetivo e total ) do Sistema (comparativo antes e depois).

A palestra é gratuita, mas, as vagas são limitadas. Reserva de vagas no Sindicato Rural, pelo telefone (12) 3643-2144.

Sobre Compost Barn

O Compost Barn” é um sistema de confinamento alternativo do conhecido sistema “loose housing”, que visa primeiramente melhorar o conforto e bem-estar dos animais e, consequentemente melhorar os índices produtividade do rebanho.

Esse sistema é composto basicamente por uma grande área de cama comum (área de descanso), normalmente formada por maravalha ou serragem, separada do corredor de alimentação ou cocho por um beiral de concreto.

O diferencial deste sistema é a compostagem que ocorre ao longo do tempo com o material da cama e a matéria orgânica dos dejetos dos animais. O processo de compostagem consiste em produzir dióxido de carbono (CO2), água e calor a partir da fermentação aeróbia da matéria orgânica.

No Compost Barn, as fezes e urina das vacas fornecem os nutrientes essenciais (carbono, nitrogênio, água e microrganismos) necessários para que ocorra o processo de compostagem.

O oxigênio usado na compostagem é proveniente da aeração diária que deve ser realizada na cama.

O sucesso do processo de compostagem depende da manutenção de níveis adequados de oxigênio, água, temperatura, quantidade de matéria orgânica e atividade dos microrganismos, que produzem calor suficiente para secar o material e reduzir a população de microrganismos patogênicos. Para que esse processo ocorra, a temperatura da cama deve variar de 54 a 65 ̊C a 30 cm da superfície da cama.

No Brasil, o Compost Barn ainda é pouco utilizado, porém nos Estados Unidos, este sistema vem ganhando espaço em alguns estados produtores de leite.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo