fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Sesc SP “Festival de Aprender” para todas as unidades do estado

Nos dias 10, 11 e 12 de março – sexta a domingo – o Sesc São Paulo promove, em todas as unidades do Sesc no Estado de São Paulo, o FestA – Festival de Aprender, ação integrada para imersão em cursos, oficinas, ateliês para famílias e vivências nos diversos suportes das artes visuais e nas mais variadas tecnologias. Em Taubaté, as atividades ocorrem no sábado e no domingo.

Em todo o estado, a intensa programação prevê mais de 400 atividades, entre aulas, palestras e experimentações em desenho, HQ, pintura, escultura, fotografia, costura, bordado, estamparia, cerâmica, impressão 3D, robótica, marcenaria, artes digitais, entre muitas outras áreas, sob a orientação de mais de 300 artistas e profissionais de destaque em suas áreas de atuação.

São cerca de 1000 horas de programação simultânea para os mais variados perfis de público e idades, que propõe desde oficinas de iniciação a cursos de caráter imersivo. Todas as atividades são gratuitas e a programação completa pode ser conferida em sescsp.org.br/festa .

Em Taubaté, serão nove atividades concentradas nos dias 11 e 12 de março – sábado e domingo – entre oficinas, vivências e uma demonstração.

Entre os destaques, estão a oficina Mobiliário Urbano – Construção Coletiva, no qual os participantes podem aprender a montar sofás, bancos e outros móveis com pallets e materiais reutilizados; a oficina Introdução à Fotografia, que vai ensinar técnicas e dicas de manuseio dos equipamentos, além de treinar o olhar para encontrar as melhores fotos; e a vivência Ttaba-Ibaté – Bordado da Cartografia da Aldeia, que incentiva o público a bordar um grande tecido coletivo com as lembranças de cada um.

Atividades do Sesc Taubaté:

Oficina

Mobiliário Urbano – Construção Coletiva

Oficina de construção coletiva de sofás com encosto, bancos e outros tipos de mobiliário utilizando pallets e materiais reutilizados. Também será realizado o envernizamento dos móveis construídos. O Coletivo Acupuntura Urbana, que vai conduzir esta oficina, quer provocar a reflexão sobre a ocupação do espaço, como ferramenta de resgate da convivência e do coletivo.

Com Coletivo Acupuntura Urbana, que tem como objetivo a transformação dos espaços e relações de forma criativa e coletiva.

Quando: 11/3, sábado

Horário: 14h às 18h

Carga horária: 4h

Duração: 1 encontro

Local: Gramado

Classificação Indicativa: 14 anos

Oficina

Ponto Cruz Urbano

Os participantes desta oficina serão convidados a fazer uma intervenção de ponto cruz em tamanho aumentado nas telas das quadras externas da unidade. De forma coletiva, o traçado será criado a fim de alcançar uma arte final.

Com Karina Gomes. Educadora do Espaço de Tecnologias e Artes (ETA), tem experiência na área de Ciências Sociais, com ênfase em Sociologia, abordando principalmente os temas comunicação, ciberativismo, movimentos sociais, uso tático de mídia, internet e tecnologia. Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia, Cientista Social pela UNESP e especialista em Gestão Cultura e Mercado pelo Senac.

Quando: 11/3, sábado

Horário: 15h às 17h

Carga horária: 2h

Duração: 1 encontro

Local: Área de Convivência

Classificação Indicativa: 7 anos

Oficina

Introdução à Fotografia

O curso se propõe empreender um processo de formação técnica para a produção de imagens fotográficas, do funcionamento do equipamento até o treinamento do olhar e suas escolhas narrativas. Também pretende ampliar a compreensão dos participantes em torno de uma compreensão histórica do desenvolvimento da técnica.

Com Carolina e Juliana Engler, do Ateliê Cromo, que existe desde 1998 e é onde ensinam a arte da fotografia para seus alunos, desenvolvendo exposições, salões e eventos culturais.

Quando: 11 e 12/3

Horários: Sábado, 14h às 18h

Domingo, 10h às 14h

Local: Espaço de Tecnologias e Artes

Carga horária: 8 horas

Duração: 2 encontros

Classificação Indicativa: 14 anos

Oficina

Correntes Positivas

A partir da produção de correntes de papel, o público vai fazer uma intervenção artística na área verde da unidade. Esta oficina de criação coletiva vai permitir que os participantes observem o cotidiano a ponto de tê-lo como referência para a criação de uma obra artística.

Com Kleber Marcelino. Artista Plástico e multiplicador do ensino das artes plásticas. Participante de exposições no exterior e no Brasil, em cidades como Ribeirão Preto, São Paulo, Ubatuba, Taubaté, Florianópolis, Curitiba. Suas obras estão em acervos na Inglaterra e Espanha, entre outros lugares.

Quando: 12/3, domingo

Horários: 10h às 13h e 14h30 às 17h30

Local: Taba

Carga horária: 6h

Duração: 2 encontros

Classificação Indicativa: 10 anos

Oficina

String Art

Os interessados vão criar coletivamente um painel por meio da string art, em que linhas formam desenhos. Todo o processo será compartilhado, desde a concepção artística até a transferência para a madeira, fixação dos pregos e formação das figuras com o entrelaçamento dos fios.

Com Ivan Neder. Graduado em Artes Visuais, educador, vlogger, blogger, ativista da cultura, artista com participação em diversas mostras e exposições.

Quando: 12/3, domingo

Horário: 14h às 17h

Carga horária: 3h

Duração: 1 encontro

Local: Espaço de Tecnologias e Artes (ETA)

Classificação Indicativa: 12 anos

Vivência

Ttaba-Ibaté – Bordado da Cartografia da Aldeia

A maior parte do município de Taubaté (cerca de dois terços de seu território) ocupa áreas de morros e serras. A ideia desta vivência é trazer esse contorno da região do Vale do Paraíba para um grande tecido a ser bordado coletivamente. O pano será a base de uma cartografia afetiva bordada, feita a partir da lembrança de cada participante.

Com Joana Salles e Beth Ziani. Joana é bordadeira e mestre em Moda, Cultura e Arte pelo Centro Universitário SENAC São Paulo. Dedica-se a pesquisa e projetos em comunidades integrando memória, arte têxtil e cultura brasileira. Beth é professora e pesquisadora sobre literatura e outras linguagens artísticas. Doutoranda em Literatura na USP. Desenvolveu vários projetos integrando bordado, literatura e memória em São Paulo, Minas Gerais e Ceará.

Quando: 11 e 12/3, sábado e domingo

Horário: 10h às 13h e 14h às17h

Carga horária: 12 horas

Duração: 4 encontros

Local: Espaço Vida

Classificação Indicativa: 10 anos

Vivência

Laboratório de Modelagem Urbana

Centenas de peças de madeira em tamanhos e formatos variados serão dispostos sobre mesas hexagonais modulares e móveis, onde o público se reunirá para projetar e partilhar suas ideias, sonhos, utopias e distopias, negociando formas de uso do espaço urbano e construindo cidades imaginárias coletivamente.

Com Guilherme Teixeira. Graduado em Artes Plásticas pela FAAP, concluiu o mestrado em artes visuais pela ECA/USP. Participou do Programa Rumos Artes Visuais no Itaú Cultural, da exposição “Daquilo Que Me Habita” no CCBB de Brasília, da Mostra Sesc de Artes, da exposição “Deslize no Museu de Arte do Rio”, da exposição “Provocar Urbanos” no Sesc Vila Mariana, entre outras.

Suas propostas artísticas e pedagógicas apostam no elemento lúdico e construtor de comunidades, além de enxergar a arte como celebração e transformação da vida.

Quando: 11 e 12/3, sábado e domingo

Horário: 10h às 18h

Carga horária: 16h

Duração: 2 encontros

Local: Área de Convivência

Livre

Vivência

Passo Marcado

Pintura, música e dança, tudo junto e misturado. A ideia desta vivência é dançar ao som do coco, ao mesmo tempo em que se vai marcando a superfície com tinta nos pés. Com pegadas diferentes e a mistura de cores, a dança circular vai criar uma mandala inesperada no chão.

Com Rafaela Nepomuceno e Coco de Oya. Rafaela é percussionista e cantora, influenciada pelas manifestações populares, principalmente o coco de roda, objeto de estudo de seu projeto de formação em Artes Visuais, na UnB. Foi curadora e programadora visual da mostra Brasília Cenas Urbanas e participou de diversas mostras e exposições coletivas e individuais.

Quando: 12/3, domingo

Horário: 16h às 17h30

Carga horária: 1h30

Duração: 1 encontro

Local: Espaço de Tecnologias e Artes (ETA)

Classificação Indicativa: Livre

Demonstração

Pintura Mural: Saberes e Oficios

Criação e realização de pintura em uma grande parede com o tema “mutirão de saberes e ofícios”. A pintura será realizada durante os dias do FestA.

Com Grego (Rodolfo Sales), que tem 34 anos e mora na periferia de São Paulo. Egresso do 5º semestre do curso de Artes Visuais pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, ele deixou a última agência de Design Digital para se dedicar ao que ele mais gosta de fazer: pintar nas ruas.

Quando: 11 e 12/3, sábado e domingo

Horário: 10h às 18h

Carga horária: 16h

Duração: 2 encontros

Local: Tenda de Jogos

Classificação Indicativa: Livre

O conjunto de atividades oferecidas resulta em uma amostra da pulsante e crescente programação regular de cursos e oficinas do Sesc São Paulo, tendo por intuito oferecer ao público leigo a oportunidade de reencontro com o potencial criador de que é portador.

O projeto vai ao encontro da crescente demanda, na última década, observada pelo Sesc São Paulo, por cursos livres e de curta duração que proporcionem ampliação do conhecimento e descoberta de novas aptidões artísticas.

Para Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc São Paulo, “FestA é uma programação direcionada para os mais variados perfis de público, que participarão em oficinas de iniciação e em cursos de caráter mais aprofundado numa determinada linguagem artística.

As unidades do Sesc oferecem ações nesse sentido, mas o projeto reforça, estimula e valoriza, além do ensino de qualidade das artes, a experimentação e tem o intuito de ampliar o conhecimento e capacitar o público para a própria expressão intelectual e sensível”.

Serviço:

FestA – Festival de Aprender em Taubaté

Período: dias 11 e 12 de março de 2017 – sábado e domingo

Av. Eng. Milton de Alvarenga Peixoto, 1264 – Barranco

Tel.: 12. 3634-4000

Grátis

Confira programação completa: sescsp.org.br/festa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo