fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Ministério da Cultura e Instituto CCR lançam programa de educação ambiental

Crianças do 4º ano do ensino fundamental de cidades do Alto Tietê, Vale do Paraíba e Sul Fluminense vão aprender sobre a preservação da água de forma lúdica, por meio do Projeto Douradinho – programa de educação ambiental apoiado pelo Ministério da Cultura e pelo Instituto CCR, com patrocínio da CCR NovaDutra.

Nesta quarta-feira (22/3), Dia Mundial da Água, o livro ‘Amiga Lata, Amigo Rio’ estará disponível para download gratuito no site www.projetodouradinho.com.br, marcando o lançamento das atividades para alunos e educadores de escolas públicas localizadas em municípios margeados pela via Dutra.

A leitura e o debate do livro fazem parte da primeira etapa do programa, que tem como objetivo incentivar as crianças a se tornarem mobilizadoras de ações ambientais, por meio de uma reflexão sobre a preservação de rios e matas ciliares.

Além do acesso ao conteúdo online, os pequenos também receberão o livro em sala. Ao todo, serão distribuídos 14 mil exemplares nas 18 cidades participantes do programa: Guararema, no Alto Tietê; Jacareí, São José dos Campos, Caçapava, Taubaté, Pindamonhangaba, Guaratinguetá, Lorena, Cachoeira Paulista, Cruzeiro, Lavrinhas e Queluz, no Vale do Paraíba; e Resende, Itatiaia, Porto Real, Barra Mansa, Volta Redonda e Pinheiral, no Sul Fluminense.

Na segunda etapa do programa, as turmas serão divididas em equipes e realizarão cinco missões da gincana ‘Play the Call’, que estarão disponíveis no site do projeto. Os resultados das atividades serão divulgados no próprio site mensalmente e, em novembro, serão apresentadas as cidades e as equipes que mais se destacaram durante o ano.

“O Projeto Douradinho tem 16 anos e já rodou o Brasil. Para mim, que sou de Barra Mansa, trazer o projeto para o rio Paraíba do Sul é como voltar para casa”, comenta Thiago Cascabulho, autor do livro ‘Amiga Lata, Amigo Rio’, cujo protagonista é o peixe cascudo Douradinho, embaixador do projeto.

Para Carla Fornasaro, gestora de Relações Institucionais e Sustentabilidade da CCR NovaDutra, a iniciativa reforça o compromisso da Concessionária com a formação de cidadãos mais conscientes.

“O Projeto Douradinho nos permite levar a educação ambiental a um público ainda maior de crianças. Por meio do Programa Caminhos para a Cidadania, alunos de 5ª série já aprendem sobre a preservação do meio ambiente. Agora, vamos desenvolver a consciência ambiental desde o 4º ano”, ressalta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo