fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Fibria promove projeto de Artesanato Sustentável em Jacareí

Durante o ano, o projeto deve atender cerca de 50 pessoas que receberão capacitação técnica para desenvolver o trabalho, bem como orientações sobre gestão, processo produtivo e comercialização das peças. (Foto: Divulgação)

Com o objetivo de oferecer uma nova alternativa de renda e fortalecer a cultura local, a Fibria realiza com os moradores do distrito de São Silvestre, em Jacareí (SP), o projeto Artesanato Sustentável. Durante o ano, o projeto deve atender cerca de 50 pessoas que receberão capacitação técnica para desenvolver o trabalho, bem como orientações sobre gestão, processo produtivo e comercialização das peças.

As atividades tiveram início com uma aula inaugural no Núcleo de Educação Ambiental da Fibria (NEA). A proposta do projeto é que cada artesão construa um planejamento com a mensuração do tempo e os valores investidos na criação dos artesanatos, para que a venda dos produtos possa ser uma opção de aumento na renda familiar.

“O desenvolvimento sociocultural e econômico das comunidades onde a Fibria atua é um compromisso assumido pela empresa, e esse projeto irá possibilitar não só o incremento da renda familiar, mas também o fortalecimento das tradições culturais de toda uma comunidade”, diz Adriano Martins, consultor de Sustentabilidade da Fibria.

Para a diretora da E.E. José Eboli de Lima, Ana Cristina Monteiro Leite dos Santos, a iniciativa da Fibria vai resgatar a cultura da própria comunidade por meio do artesanato. “Fomos recebidos com um café da manhã preparado por integrantes do PDRT (Programa de Desenvolvimento Rural e Territorial) de São Luiz do Paraitinga, um outro projeto da empresa de apoio aos produtores rurais, que em breve atenderá também o distrito de São Silvestre”, conta Ana.

Sobre a Fibria

Líder mundial na produção de celulose de eucalipto, a Fibria é uma empresa que procura atender, de forma sustentável, à crescente demanda global por produtos oriundos da floresta. Com capacidade produtiva de 5,3 milhões de toneladas anuais de celulose, a companhia conta com unidades industriais localizadas em Aracruz (ES), Jacareí (SP) e Três Lagoas (MS), além de Eunápolis (BA), onde mantém a Veracel em joint-operation com a Stora Enso. A companhia possui 969 mil hectares de florestas, sendo 568 mil hectares de florestas plantadas, 338 mil hectares de áreas de preservação e de conservação ambiental e 63 mil hectares destinados a outros usos. A celulose produzida pela Fibria é exportada para mais de 40 países. Em maio de 2015, a Fibria anunciou a expansão da unidade de Três Lagoas, que terá uma nova linha com capacidade produtiva de 1,95 milhão de toneladas de celulose por ano, e entra em operação no quarto trimestre de 2017.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo