fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Estudantes de São José desenvolvem projetos para campeonato de robótica nos EUA

A Novelis, líder mundial em laminados e em reciclagem de alumínio, apoia a participação de três equipes de alunos de São José dos Campos (SP) nas competições regionais da FIRST® Robotics Competition, torneio internacional de robótica realizada nos Estados Unidos entre março e abril, promovida pela FIRST®, organização sem fins lucrativos que incentiva o ensino de ciências por meio de aplicações de robótica.

Os alunos das escolas técnicas ETEP, CEPHAS e Escola Estadual Alceu Maynard terão a oportunidade de conquistarem prêmios em um dos mais renomados campeonatos de robótica do mundo.

Após o recebimento de um kit básico de materiais enviados pela organização do evento, o grupo possui seis semanas para montar um robô, e, no dia da competição, a aliança, formada por três times, deve conseguir atingir a maior pontuação possível para ganhar as partidas e avançar na competição.

Além de o desenvolvimento do robô, a FIRST® tem outras premiações que avaliam todas as etapas para a entrega do produto final. Os participantes são desafiados a trabalharem em grupo e a se dividirem em áreas como marketing, programação, eletrônica e mecânica, incentivando assim, o empreendedorismo.

A estudante do curso técnico de marketing, Emily Menezes, atua na estratégia de divulgação do trabalho da ETEP Team #1382 e faz parte de uma equipe composta por 30 alunos. “Estamos nos dedicando muito, cada um na sua área, para o dia da competição.

Nossa expectativa é de ganhar cumprindo todos os desafios. Inclusive, nas atividades paralelas. A intenção é trazer o prêmio Chairman’s Award”, afirma. A ETEP Team #1382 competirá na regional dos dias 23 e 26 de março em Hudson Valley (NY).

A Escola Estadual Alceu Maynard é a primeira instituição pública do Estado de São Paulo a participar da competição. O Brazilian Storm #6404 é composto por 10 alunos entre mentores e professores e irá competir na Regional do Sul da Flórida entre os dias 01 e 04 de março. Segundo o estudante de mecânica do time, João Vitor Mascarenhas Kobayashi, um dos pontos fortes do projeto é o trabalho em equipe. “Valores como empenho, esforço, força de vontade e perseverança são aprendidos durante o processo, trazendo novas experiências para todos os envolvidos”, completa o estudante.

Para o CEPHAS, o incentivo à prática da robótica será exercitado também após a competição. “Participaremos de eventos organizados pelo time para apresentar o projeto e a ferramenta. Além disso, realizaremos seminários para disseminar a ciência e tecnologia na comunidade”, afirma o mentor do grupo, Bruno Sousa. A instituição participará do regional de Dallas, entre os dias 8 e 11 de março.

Incentivar o interesse dos estudantes de ensino médio pela ciência, tecnologia e engenharia, além de fomentar o desenvolvimento das comunidades em que a Novelis tem atuação são as principais motivações da empresa ao patrocinar os times.

“Acreditamos no potencial que os estudantes brasileiros têm para a criação de soluções inovadoras e valorizamos essa competição como uma ótima oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos, principalmente os conceitos ligados à ciência, matemática e física”, afirma Eunice Lima, diretora de Comunicação e Relações Governamentais da Novelis América do Sul.

Os grupos já conquistaram diversos títulos importantes como o FIRST® Dean’s List Finalist Award concedido à equipe Cephatron (CEPHAS), que reconhece o melhor desempenho em liderança e dedicação dos estudantes, além do Chairman’s Award, conquistado pelo Time #1382 (ETEP) e também pelo Cephatron, que honra a equipe que melhor incorpora os objetivos e propósitos da FIRST®.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo