fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Esqueleto de baleia Jubarte é restaurado em Ubatuba

Equipe do Aquário de Ubatuba comanda uma operação de restauro da ossada de uma baleia Jubarte. (Foto: Divulgação/PMU)

Equipe do Aquário de Ubatuba comanda uma operação de restauro da ossada de uma baleia Jubarte, exposta desde 2008 na orla da Praia do Itaguá, em Ubatuba.

O esqueleto estava em processo de degradação devido à má conservação e falta de manutenção. Em parceria entre empresários e Prefeitura Municipal, toda a praça esta sendo reformada.

“A nova gestão compreendeu a importância de mantermos a ossada conservada e nos solicitou ajuda.

Hoje, o esqueleto da baleia virou um ponto turístico importante da cidade. Inclusive, o local passou a ser conhecido como a Praça da Baleia”, ressalta Hugo Gallo, proprietário do Aquário de Ubatuba.

Além do restauro para manter a conservação e preservar o esqueleto da Jubarte, a praça foi limpa e a manutenção da iluminação realizada. Resta agora, aguardar o agendamento da Secretaria de Obras da Prefeitura para finalizar alguns detalhes como a troca dos corrimãos que beiram o rio.

“Já providenciamos a compra da madeira para a troca dos corrimãos, acredito que em breve moradores e visitantes vão poder desfrutar de um ambiente mais limpo, agradável e seguro”, completa Gallo.

Relembre o caso

A Baleia Jubarte encalhou morta na Praia Grande de Ubatuba em outubro de 2000. Lá o animal permaneceu enterrado por oito anos.

Devido às obras de infraestrutura na orla da Praia Grande, foi necessária, em 2008, a remoção da ossada. A excelente conservação do esqueleto possibilitou montar e expor a ossada da Jubarte, que pesava cerca de 20 toneladas e media 15 metros de comprimento.

“Nós tomamos o cuidado na época do enterro de jogar cal e cloro na cova para evitar qualquer contaminação da praia. Eles atrasaram a decomposição da carne do animal, com isso, recolhemos o esqueleto quase que mumificado”, declarou Hugo Gallo ao site G1 na época da retirada dos ossos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo