fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Educação e Saúde unidas para vacinar adolescentes em Ilhabela

A campanha, realizada nas escolas e destinadas para adolescentes, começou em 2014 e teve 100 de adesão das unidades escolares. (Foto: Divulgação/PMI)

As Secretarias de Educação e Saúde se uniram no intuito de vacinar adolescentes com idades entre 12 e 13 anos contra o HPV e a Meningite.

A campanha, realizada nas escolas e destinadas para adolescentes, começou em 2014 e teve 100 de adesão das unidades escolares.

A partir deste momento, a união de esforços se firmou. “Valorizamos muito a parceria com a Secretaria de Educação, sem eles não conseguiríamos atingir de forma consistente os adolescentes.

Não só na questão da vacinação, mas no trabalho como um todo. O adulto tem a consciência dos benefícios da vacina, já os adolescentes sabem da importância, mas não procuram a unidade de saúde. A ideia foi de ir até eles e, como passam a maior parte do tempo na escola, conseguiríamos vacinar muito mais jovens do que em cidades que não possuem esta parceria”, explicou Simone Fortes, enfermeira da Vigilância Epidemiológica.

A escola também é importante para dar apoio emocional aos estudantes que têm medo ou receio da vacina. “Entendemos que muitos adolescentes que serão vacinados durante a campanha possuem vínculo com o professor e encontram nele uma pessoa de confiança.

Portanto, o apoio destes profissionais durante a vacinação pode contribuir com o processo”, explicou o professor e coordenador de Educação Física, Leonardo Scarpa Zanzini.

A vacina da Meningite será aplicada em meninos e meninas de 12 e 13 anos, já a do HPV, para os meninos de 12 e 13 anos e para as meninas de 9 a 14 anos. O cronograma de vacinação será elaborado pelas escolas e, posteriormente, repassado aos pais em reuniões para esclarecimento das dúvidas.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a estimativa é que Ilhabela tenha cerca de 500 adolescentes na faixa etária entre 12 e 13 anos.

Os jovens que perderem o dia de vacinação nas escolas poderão procurar a unidade de saúde do seu bairro portando a caderneta de vacinação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo