fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Câmara de Taubaté homenageia personalidades no “Dia da Mulher”

As homenageadas: Luiza Bonani Rezende, Enedina dos Santos Moura da Silva Abifadel, Marina de Medeiros Ivahy Badaró e Cecilia Gabriel de Castro. (Foto: Divulgação/Câmara)

O dia internacional da mulher foi comemorado pela Câmara de Taubaté dia 7 com homenagens a quatro personalidades atuantes no município: Luiza Bonani Rezende, Enedina dos Santos Moura da Silva Abifadel, Marina de Medeiros Ivahy Badaró e Cecilia Gabriel de Castro, indicadas pelas vereadoras Maria Gorete Toledo (DEM), Vivi da Rádio (PSC), Maria das Graças Oliveira (PSD) e Loreny (PPS), respectivamente.

A taubateana Luiza Bonani Rezende, desde que se casou com o marido Gilson, já falecido, reside na Fazenda Monjolinho. Junto, o casal sempre lutou por melhores condições para a comunidade. Decidiram doar parte de sua fazenda para que a Prefeitura pudesse construir uma unidade de ensino e um Pronto Atendimento.

Luiza e o marido construíram em 1980 o Alambique Cachaça Monjolinho, que se tornou uma tradição e ponto de turismo do bairro da zona rural. Hoje, com o projeto Sertões de Taubaté, a Cachaça Monjolinho, produzida no Alambique, ficou sendo conhecida por toda a cidade e por municípios vizinhos.

Enedina dos Santos Moura da Silva nasceu em São Luiz do Paraitinga, e à procura de emprego para meus irmãos a família, mudou-se para Taubaté, onde conclui o ensino médio e o colegial e se formou em administração e ciências contábeis.

Trabalhou na área de vendas por 34 anos na Tapeçaria Luba e se aposentou. Foi então que conheceu a apresentadora de rádio Vivi, para a qual se ofereceu para trabalhar como voluntária. É catequista na Paróquia Sagrada Família.

Marina de Medeiros Ivahy Badaró é formada em medicina pela Universidade de Taubaté. Especialista em clínica geral e dermatologia, atua há 10 anos no serviço público da Prefeitura. É responsável pelo Ambulatório de Hanseníase do município, atendendo pacientes e seus familiares.

Há quatro anos decidiu expandir seu atendimento, construindo sua atual clínica, inaugurada há dois anos e meio, que conta com outras especialidades médicas nas áreas dermatológica, de cirurgia plástica, endocrinologia e nutrição, e que foi credenciada para administrar medicamentos injetáveis para os portadores de psoríase, que em breve poderão contar com mais esse benefício em Taubaté.

Cecilia Gabriel de Castro, 68 anos, é fundadora da Acadêmicos do Parque Aeroporto, e desde 1993 está à frente da escola que, além de agremiação carnavalesca, atua na comunidade, ao longo de todo o ano. Maracatu, escolinha de ritmistas, encontros e tantos outros projetos são realizados na quadra, que se tornou um ponto de resistência cultural e social da periferia da cidade.

Este ano, a Acadêmicos do Parque Aeroporto foi vice-campeã do carnaval e a bateria se apresentou no plenário como forma de homenagem à fundadora, que também foi uma das criadoras do PT em Taubaté, mas que atualmente está desligada oficialmente da política partidária.

A neta de Luiza, Adriana Rezende, falou em nome da avó nos agradecimentos. Ao citar a dedicação de Luiza em prol do bairro Monjolinho, afirmou acreditar que a comunidade será eternamente grata a tudo que sua avó e seu avô proporcionaram de melhorias.

Enedina se disse honrada por representar a mulher guerreira e trabalhadora. Afirmou seu gosto por ajudar o próximo, papel que pode exercer no trabalho que faz hoje na rádio. Marina estendeu os agradecimentos a todas as mulheres que atuam ao seu lado no exercício da medicina e Cecília citou o apoio dos homens, discordando de argumentos sobre falta de espaço para mulher na sociedade, conclamando a todas a reivindicarem por este espaço.

Fez parte das homenagens a exibição de vídeos com depoimentos de familiares e amigos.

Comemoração

A data é reconhecida oficialmente pela Organização das Nações Unidas em 1975, comemorada em 8 de março e lembra o dia em 1957, quando teria acontecido a primeira grande manifestação por parte de um grupo de mulheres trabalhadoras de uma indústria têxtil, na cidade de Nova Iorque, que lutavam pela igualdade salarial e melhores condições de trabalho.

Entretanto, o fato mais marcante nessa trajetória de luta das mulheres veio a ocorrer no dia 25 de março de 1911, na fábrica da Triangle Shirtwaist em Nova York quando um misterioso incêndio consumiu as instalações daquela indústria fazendo 145 vítimas. Por essa razão é que este trágico episódio vem sendo associado à luta das mulheres por melhores condições de igualdade social.

De acordo com uma pesquisa internacional realizada em 36 países, pode-se concluir que o número de mulheres em cargos de liderança no Brasil tem aumentado consideravelmente.  A presença de mulheres em cargos, por exemplo, de presidente-executivo, diretor-geral, bem como no comando financeiro das empresas aumentou de 5% em 2015 para 11% no ano de 2016.

No setor militar do Vale do Paraíba, a coronel Eliane Nikoluk foi a primeira mulher comandante do 5º Batalhão de Policia Militar de Taubaté e, atualmente, primeira mulher comandante da Companhia de Policiamento Militar 1 do Interior. Na política local, Judith Mazzela Moura foi a primeira vereadora eleita por Taubaté em 1964.

Porém, há os indicadores negativos no país: a Central de Atendimento à Mulher (180) registrou aumento de 142% nos registros de cárcere privado comparando o primeiro semestre de 2016 ao mesmo período de 2015, além de 147% a mais em casos de estupro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo