fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

4ª edição dos Jogos Parapan-Americanos de Jovens é aberta em São Paulo


Cerimônia contou com apresentação musical, presença de atletas renomados e muito entusiasmo para as provas no CT Paralímpico. Evento se estende até sábado, 25, e engloba 12 modalidades

Com festa, música e a presença de mais de 800 atletas juvenis, foi aberta nesta segunda-feira, 20, em São Paulo, a quarta edição dos Jogos Parapan-Americanos de Jovens. A competição se estende até o sábado, 25, e terá 11 das 12 modalidades do programa disputadas no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro – apenas o tênis em cadeira de rodas será disputado fora do CT, no clube Esperia.

A importância do evento para atletas juvenis foi ressaltada tanto por Andrew Parsons, presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro e do comitê organizador dos jogos, como por José Luis Campo, presidente do Comitê Paralímpico das Américas.

“Muitos atletas que competiram na primeira edição do Parapan de Jovens, em Baquisímeto, Venezuela, em 2005, brilharam em Pequim 2008. E tem sido assim desde então: Bogotá 2009, Buenos Aires 2013 foram fundamentais para os atletas deste continente para Londres 2012 e Rio 2016. O Parapan de Jovens se tornou uma ferramenta fundamental para o desenvolvimentos do atletas paralímpicos da nossa região. Tanto que outros continentes seguiram nosso exemplo e hoje também têm suas competições de jovens”, observou Parsons.

“Estamos a três anos e meio de Tóquio 2020 e Lima 2019 está apenas a dois anos de distância, e os que competem aqui devem estar muito motivados porque vários daqueles que estiveram em Baquisímeto, em 2005, depois chegaram aos Jogos Paralímpicos. E aqui em São Paulo vocês aprenderão como trilhar esse caminho”, disse Campo.

Abertos os Jogos, os atletas estarão, nos próximos cinco dias, em um dos maiores legados dos Jogos Paralímpicos Rio 2016: o CT Paralímpico. “Estamos aqui reunidos e confiantes de que esse CT é o maior legado dos Jogos Paralímpicos Rio 2016. Muitos dos maiores atletas paralímpicos do mundo treinam e competem aqui. Estou convencido que este ambiente magnífico vai inspirar os atletas a oferecer o melhor rendimento possível na competição”, considerou o mandatário do APC.

Participação de medalhistas
A cerimônia ainda contou com a participação de seis atletas brasileiros que medalharam nos Jogos Paralímpicos Rio 2016. Yohansson Nascimento e Verônica Hipólito, do atletismo; Alana Maldonado, do judô; Bruna Alexandre, do tênis de mesa; Evani Calado, da bocha; e Daniel Dias, da natação, carregaram a bandeira paralímpica para o palco antes da execução do hino paralímpico.

Cerca de 800 atletas, com idade entre 13 e 21 anos, de 20 países, participarão do Parapan de Jovens São Paulo 2017. O programa da competição contará com 12 modalidades: atletismo, bocha, futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô, halterofilismo, vôlei sentado, natação, tênis de mesa, basquete em cadeira de rodas e tênis em cadeira de rodas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo