fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Ubatuba ganha projeto “Saúde e Cidadania”

Iniciativa reúne crianças e adultos no combate ao Aedes aegypit. (Foto: Matheus de Carvalho/Divulgação)

O Conselho dos Bairros de Ubatuba (Cobacen), com apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba,  projeto “Saúde e Cidadania”, que tem o intuito de levar informação e educação em saúde para a população.

O projeto teve início dentro da Escola Municipal Prof. José de Souza Simeão, no Taquaral, com uma roda de conversa com os alunos do ensino fundamental sobre os cuidados de rotina no combate ao Aedes aegipty e a importância desse hábito.

Em seguida, foi aberto o “espaço criança”, com brinquedos como cama elástica, escorregador inflável, piscina de bolinhas, pintura no rosto, desenhos para colorir, além de algodão doce, pipoca e açaí. Porém, para participar da brincadeira, era necessário que os alunos levassem as informações aprendidas para seus pais e trouxessem cinco criadouros do mosquito, garantindo assim seu ingresso no espaço. Já o “espaço adulto” teve distribuição de preservativos, aferição de pressão e orientações gerais sobre saúde.

Além da formação na escola, a iniciativa envolveu ainda a secretaria de serviços de Infraestrutura Pública, que realizou a limpeza da quadra da escola e a retirada de entulhos que foram descartados irregularmente em vias públicas nas imediações, e a secretaria de Saúde, que realizou vistorias nas residências e nos edifícios do CDHU do bairro Sumidouro.

A participação e movimentação de pessoas foi intensa. Jurandir de Oliveira Veloso (Pelé), vice-prefeito de Ubatuba e secretário municipal de Cidadania e Desenvolvimento Social, e Francisco Carlos dos Santos e Cassiano Barbosa, representantes da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) de Caraguatatuba, estão entre os que prestigiaram o evento. “Esse tipo de ação, que envolve gente de todas as faixas etárias, é muito importante”, destacou Pelé.

A iniciativa continuará em outros bairros do município, conforme cronograma estabelecido pelos membros da entidade. “Precisamos sensibilizar a população para que se sintam parte deste exército contra o mosquito”, ressalta Jorge Ribeiro, coordenador da Vigilância em Saúde de Ubatuba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo