fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Secretaria de Esportes de Pinda abre inscrições para escolinhas esportivas

Atletismo é uma das modalidades com vagas abertas. (Foto: Arquivo PortalR3)

As crianças com 6 anos de idade agora também poderão participar das escolas de esportes gratuitas, oferecidas pela Semelp – Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Pindamonhangaba. Além de incluir mais essa faixa etária de atendimento, o Departamento de Esportes está preparando aulas especialmente elaboradas para as crianças de 6 e 7 anos, específicas para seu desenvolvimento motor.

As novas “Aulas de Esportes” têm como objetivo proporcionar aos pequenos, aulas diferentes para que eles possam vivenciar, explorar e desenvolver todo o repertório motor e cognitivo próprios da idade, tendo como instrumento de aprendizado os esportes como: atletismo, basquetebol, ginásticas artística e rítmica, futebol, handebol, entre outros.

De acordo com informações da responsável pelas escolas de esportes, profª. Priscila Mateus, além de ser um fator de integração durante a infância, o esporte promove a inserção na comunidade, ajuda na formação do cidadão, consciente de direitos e deveres, e é uma forma de manter a saúde. Ela explica que para cada faixa etária é indicado um tipo de atividade. Para a fase pré-escolar e início escolar, por exemplo, em que as crianças estão descobrindo brincadeiras de arremessar, pegar, pular, correr e chutar, estes movimentos podem ser estimulados, assim como as atividades recreativas.

“Com 6 anos de idade, a maior parte das crianças completa o desenvolvimento motor e é capaz de realizar as mesmas atividades motoras que os adultos, mas ainda sem movimentos perfeitos, e o esporte deve ser encarado como uma brincadeira”, explicou. “No período entre 6 e 8 anos, o mais indicado é que a criança participe de vários esportes individuais e coletivos, esperando ao final da fase, a escolha do esporte predileto, e caso haja interesse real, o início do treinamento posteriormente”, complementou a professora.

Dessa forma, as crianças com 6 e 7 anos participarão das “Aulas de Esportes” e, a partir dos 8 anos, as crianças poderão optar pelas escolas de modalidades, de acordo com sua preferência. “O melhor momento para ensinar os detalhes de esportes com movimentos específicos de cada um, é entre os 8 e 11 anos”, afirma a professora Priscila.

Inscrições abertas
Com esse novo modelo, a Semelp passa a ter capacidade de atendimento de 3600 alunos entre 6 e 17 anos, nas escolas de: atletismo, basquete, capoeira, futsal, futebol de campo, ginástica artística, ginástica rítmica, judô, handebol, taekwondo e vôlei.

Para participar, é necessário que pais ou responsáveis pela criança levem cópia de certidão de nascimento e duas fotos 3×4 no ginásio em que serão feitas as aulas. As inscrições já estão abertas.

Para as crianças de 6 e 7 anos, são oferecidas um total de 375 vagas, sendo 25 vagas por turma. As aulas são realizadas no C.T. Luiz Caloi, G.E. Juca Moreira, Ginásio Pai João, G. E. Araretama, G.E. Cidade Nova, Quadra Coberta, e CE Zito.

Confira os horários e locais das Aulas de Esportes:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo